AVEi agudo: qual é a melhor medicação para revascularização inicial?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As doenças cerebrovasculares são a segunda causa de morte no mundo e uma das principais causas de incapacidade no adulto. O acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi) representa 80% destas doenças. Sendo portanto, importante causa de morbimortalidade. Uma importante medida para reverter as incapacidades causadas pela isquemia é o uso da trombólise intravenosa (rTPA) como revascularização inicial no AVEi agudo, medida esta, que melhora a irrigação cerebral, o que diminui área de penumbra e ameniza os sintomas isquêmicos.

O rTPA deve ser realizado até 4,5 horas do início dos eventos, respeitando os critérios de indicação e exclusão de seu uso. A recanalização precoce é crucial no bom resultado pós-infarto cerebral, por diminuir área de penumbra. Desde 2015, metanálises mostraram que a trombectomia com stent Solitaire realizada imediatamente após o início da alteplase intravenosa isolada, potencializa a reperfusão tecidual e ajuda na recuperação neurológica precoce, o que reduz a mortalidade da doença.

Leia mais: O que devemos avaliar nos diferentes métodos de imagem no AVEi agudo?

Nas salas de emergência há duas drogas principais normalmente disponíveis e utilizadas para a rTPA, são elas: a Alteplase, mais comumente utilizada, e a Tenecteplase, variante da Alteplase, com maior especificidade à fibrina e uma meia-vida mais longa. Recentemente um estudo publicado na NEJM utiliza as duas drogas e compara seu resultado, definindo qual seria a melhor indicação para ser realizada previamente à trombectomia. A dose utilizada para alteplase foi de 0,9mg/kg, dose máxima de 90mg e a de Tenecteplase 0,25mg/kg, dose máxima de 25mg, dentro de 4,5 horas dos primeiros sintomas isquêmicos.

A tenecteplase utilizada antes da trombectomia demonstrou resultado funcional superior, e maior incidência de reperfusão cerebral, quando comparado à outra droga. Mais análise ainda precisam ser realizadas, porém, pesquisas como EXTEND-IA TNK discutido neste artigo tem relevada importância e incentiva novos estudos.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Campbell BC, Mitchell PJ, Churilov L, et al. Tenecteplase Versus Alteplase Before Thrombectomy for Ischemic Stroke. N Engl J Med 2018;378:1573-82.
  • Editorial: Paving the Way for Improved Treatment of Acute Stroke with Tenecteplase. N Engl J Med 2018;378:1635-6.
  • Logallo N, Novotny V, Assmus J, et al. Tenecteplase versus alteplase for management of acute ischaemic stroke (NOR-TEST): a phase 3, randomised, open-label, blinded endpoint trial.Lancet Neurol. 2017;16:781–788. doi: 10.1016/S1474-4422(17)30253-3.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.