Baixos níveis de ferro podem estar por trás de novo tipo de enxaqueca

Um novo tipo de enxaqueca menstrual, que ocorre nos últimos dias de sangramento, pode estar relacionado a baixos níveis de ferro.

Um novo tipo de enxaqueca menstrual, que ocorre nos últimos dias de sangramento, pode estar relacionado a baixos níveis de ferro, aponta um novo estudo americano.

500x120-rosa

A enxaqueca menstrual clássica ocorre no primeiro ou segundo dia do sangramento, ou de um a dois dias antes. Ela é conhecida por ser mediada hormonalmente. Esse novo tipo de dor de cabeça, apelidado pelos pesquisadores de “enxaqueca menstrual final”, ocorre nos últimos dias do período menstrual.

Os pesquisadores acreditam que essa enxaqueca é causada pela perda de sangue menstrual, resultando em uma anemia relativa breve com consequente dor de cabeça.

Veja também: ‘Enxaqueca: estatinas são uma opção viável de tratamento?’

Para o presente estudo, os autores analisaram dados de uma clínica especializada em atender esse tipo de caso, para determinar a relação entre enxaqueca no final da menstruação e os níveis de ferritina no sangue das pacientes.

Os resultados mostraram que entre as 119 mulheres mais vistas na clínica, 85 tinham menstruação regular e um diagnóstico de enxaqueca e, portanto, eram apropriadas para avaliação. Nesta população selecionada, a enxaqueca menstrual final foi confirmada em 30 participantes (35,3%).

E mais: ‘Enxaqueca: evidências do que fazer (e do que não fazer)’

Destas, 28 (93,3%) tiveram níveis de ferritina que caíram abaixo do limite desejado de 50 ng / mL (média, 21,9 ng / mL), e metade apresentou níveis abaixo de 18 ng / mL, os mínimos estabelecidos para mulheres.

Os médicos da clínica começaram a procurar outras maneiras de tratar essas mulheres e iniciaram uma terapia de suplementação de ferro. De acordo com o relatório apresentado, todas as pacientes responderam ao tratamento.

Embora ainda não tenha havido um estudo formal de suplementação de ferro, os pesquisadores estão convencidos de que o tratamento funciona.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-portal

Referências:

  • Presenting a New, Non-Hormonally Mediated Cyclic Headache in Women: End-Menstrual Migraine. Headache. DOI: 10.1111/head.12942

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.