Banco de Leite Humano precisa de doações no Rio de Janeiro

Em 19 de maio é comemorado o Dia Internacional de Doação do Leite Humano. Mas a campanha para a adesão de novas doadoras já começou no Rio de Janeiro.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em 19 de maio é comemorado o Dia Internacional de Doação do Leite Humano. Mas a campanha para a adesão de novas doadoras já começou no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que reforça o pedido de ajuda que começou a ser divulgado em fevereiro deste ano.

O objetivo é sensibilizar mulheres que estejam em fase de amamentação a se tornarem doadoras para suprir as baixas nos estoques que costumam acontecer no período de férias do início de ano, e que neste ano de 2019 está sendo estendido em razão do baixo estoque de leite humano para doações.

O alerta é importante, pois a queda dos estoques prejudica o aprovisionamento de leite aos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de patologias, internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (Utins) e que não podem ser amamentados pela própria mãe, colocando assim em risco a nutrição e o desenvolvimento desses bebês que só contam com leite doado para se alimentar.

aleitamento materno

Banco de Leite Humano

Segundo a gerente do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida Silva, essa queda nas doações, de até 62% nos estoques da unidade, em relação ao mesmo período de 2018, compromete a saúde, especialmente de recém-nascidos prematuros. De acordo com a gerente, para o primeiro trimestre de 2018 foram coletados 780,4 litros de leite, enquanto nos primeiros três meses de 2019 foram coletados apenas 485,4 litros; com um registro de 478 mães doadoras, 127 menos das registradas no mesmo período de 2018, sendo que o número de bebês receptores para este ano supera em 122% os números de bebês que precisavam de leite doado em 2018. Em resumo, há menos doadoras e mais bebês precisando dessas doações.

“A doação de leite é importante para o bebê que a recebe, pois é um leite de qualidade nutricional elevada que vai ajudá-lo a sair deste período de risco. A doação também se faz importante para a mãe deste bebê prematuro, pois com a certeza que seu filho está recebendo o melhor alimento, isso a deixa mais tranquila e facilita o processo de produção de leite para o seu próprio bebê. E a mãe que doa também ganha, pois o ato de retirar o volume excedente evita o aparecimento da mastite. E quanto se doa, mais se produz, não faltando nunca para o seu filho. Os bebês prematuros que necessitam desta doação, consomem um volume de leite muito baixo, 2 a 5ml a cada duas, três horas”, acrescenta Danielle Silva.

Portanto, é fundamental que os médicos que estão acompanhando as gestantes e as mães no pós-parto incentivem e expliquem às suas pacientes sobre a importância da doação de leite humano para os bancos de todo o país. E também esclarecer que se elas doarem uma pequena quantidade por semana, estarão ajudando mais de um bebê: o seu e o de outra mãe, que não possui leite para amamentar.

Como se tornar uma doadora

As mães interessadas em doar devem estar em fase de amamentação. Precisam produzir um volume de leite maior do que o seu filho (a) precisa, ter boa condição de saúde e não tomar medicamentos contraindicados com a amamentação.

Para fazer o cadastro, o próximo passo é ter em mãos os últimos exames realizados no pré-natal e entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Instituto através do telefone 0800 026 8877, ou no prédio do IFF/Fiocruz na Av. Rui Barbosa 716, no Rio de Janeiro.

Elas serão orientadas sobre como fazer corretamente a coleta de leite para doação. A partir daí, a mãe já está pronta para doar, e, após essa primeira coleta, o Banco de Leite Humano pode providenciar o serviço de assistência na retirada de leite na própria residência da doadora. Confira aqui o passo a passo para a coleta.

Acesse aqui para saber os contatos dos Bancos de Leite Humano distribuídos em todo o país.

Os 10 pilares do aleitamento materno

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades