Bebês apresentam bactérias diferentes no intestino após cesariana

Um grande estudo realizado com amostras de fezes de bebês encontrou diferenças importantes entre bebês nascidos de forma vaginal e cesariana.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um grande estudo realizado com amostras de fezes de bebês encontrou diferenças importantes entre bebês nascidos de forma vaginal e cesariana, oferecendo pistas sobre o desenvolvimento do sistema imunológico humano.

Os bebês nascidos pela vagina obtiveram a maioria das bactérias intestinais da mãe, mas os bebês em cesariana tiveram mais bactérias ligadas ao hospital ao seu redor.

“Não está claro qual o impacto que a diferença pode ter na saúde futura das crianças, mas os resultados não devem impedir as mulheres de terem partos na cesariana”, afirmam os pesquisadores.

Entretanto, os cientistas também ressaltam que o projeto chamado de “bioma bebê”, considerado o maior estudo do mundo, abriu uma janela para um estágio pouco compreendido no desenvolvimento da imunidade humana.

Veja também: ERAS: Guideline para cuidados perioperatórios em cesariana

“As primeiras semanas de vida são uma janela crítica do desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, mas ainda sabemos muito pouco sobre isso”, disse Peter Brocklehurst, professor da Universidade de Birmingham e co-autor do estudo, complementando que o grupo vai acompanhar o crescimento desses bebês para verificarem se as diferenças precoces no microbioma levam a problemas de saúde posteriores.

Pesquisas anteriores sugeriram que a falta de exposição a alguns micróbios no início da vida está implicada em doenças autoimunes, como asma, alergias e diabetes.

Entretanto, os cientistas ainda não conseguiram descobrir a importância do microbioma intestinal inicial para a imunidade e saúde futuras, ou como o microbioma do bebê se desenvolve, ou ainda o que acontece com diferentes modos de nascimento.

cadastro portal

Sequenciamento do DNA em análise

Nesta pesquisa, publicada na revista Nature, cientistas do University College London, do Wellcome Sanger Institute e da Birmingham University usaram o sequenciamento de DNA para analisar mais de 1.600 amostras de bactérias intestinais de 175 mães e quase 600 bebês.

Em amostras de mães e de bebês com quatro, sete e 21 dias de idade, a equipe descobriu que havia uma diferença significativa entre os dois métodos de parto: os bebês entregues por via vaginal nasciam com muito mais bactérias associadas à saúde de suas mães do que os bebês nascidos por cesariana.

No lugar de algumas bactérias da mãe, os bebês com cesariana tinham mais bactérias normalmente encontradas em hospitais, e essas bactérias também eram mais propensas a serem mais resistentes a medicamentos.

Leia mais: Indução do parto x cesariana programada: qual é a mais indicada?

Conclusões

De acordo com os autores, essa análise demonstra que o modo de parto é um fator significativo que afeta a composição da microbiota intestinal durante o período neonatal e na infância.

A cultura combinada em larga escala e o sequenciamento em todo o genoma de mais de 800 cepas bacterianas desses bebês identificaram fatores de virulência clinicamente relevantes e resistência a antimicrobianos em patógenos oportunistas que podem predispor indivíduos a infecções oportunistas.

As descobertas destacam o papel crítico do ambiente local no estabelecimento da microbiota intestinal infantil e identificaram a colonização por patógenos oportunistas, que contêm resistência antimicrobiana como um fator de risco anteriormente subestimado em partos hospitalares.

“Até o atual momento, não entendemos as consequências a longo prazo dessa descoberta. Mas seguiremos pesquisando”, afirmou Peter Brocklehurst em um comunicado para a imprensa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.