Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
Quiz: Paciente idosa e asmática sem tratamento dá entrada na emergência. Qual o diagnóstico?
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
3 doenças com mais risco na pediatria
Check-up Semanal: ideação suicida entre médicos, variante delta na pediatria e mais! [podcast]

Berotec gotas é descontinuado de forma definitiva

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Berotec gotas, uma das comercializações mais conhecidas do bromidrato de fenoterol em solução, foi descontinuado definitivamente. A empresa que produz a formulação, a Boehringer Ingelheim do Brasil, havia enviado o pedido de descontinuação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de outubro deste ano, por razões comerciais.

Apesar da descontinuação, outras farmacêuticas que já possuem registro da substância continuarão a produzir a solução gotas. Além disso, existe também o genérico disponível nas farmácias.

A formulação do Berotec em aerossol inalatória continuará disponível no mercado.

Veja mais: Asma grave: aprovado mepolizumab para crianças a partir de 6 anos

médica auscultando paciente criança com asma, que usa berotec

Berotec: bromidrato de fenoterol

O fenoterol é um beta2-agonista indicado para tratamentos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A formulação para uso oral deve ser administrada de preferência antes das refeições. A solução para nebulização pode ser usada junto de agentes anticolinérgicos e secretomucolíticos compatíveis no nebulizador.

É um medicamento que preferencialmente deve ser usado de forma esporádica, evitando o uso contínuo. Além disso, é recomendado sempre iniciar o uso com doses baixas.

Leia também: Whitebook: como agir em casos de crise asmática?

Efeitos colaterais e cuidados

O fenoterol, assim como todo medicamento, deve ser avaliado caso a caso, sendo necessário o profissional de saúde entender os riscos versus benefícios para cada paciente. Não é indicado para pacientes com diabetes mellitus, infarto do miocárdio recente, alterações cardiovasculares graves, hipertireoidismo e feocromocitoma, apesar de poder ser utilizado em doses baixas em casos onde o benefício for maior que o risco.

Este medicamento é contraindicado para pacientes com cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, taquiarritmia e hipersensibilidade aos componentes ou à substância.

Pode causar, como efeitos colaterais, tosse e tremor. Em alguns casos, o usuário pode ter broncoespasmo, agitação, arritmia, náuseas e prurido.

Como todo beta2-agonista, ele também pode provocar hipocalemia potencialmente grave, sendo recomendado cuidado no uso em situações de asma grave.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Descontinuam o berotec em gotas enquanto o spray ainda está nas lojas????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar