Berotec gotas é descontinuado de forma definitiva

O Berotec gotas, uma das comercializações mais conhecidas do bromidrato de fenoterol em solução, foi descontinuado definitivamente.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Berotec gotas, uma das comercializações mais conhecidas do bromidrato de fenoterol em solução, foi descontinuado definitivamente. A empresa que produz a formulação, a Boehringer Ingelheim do Brasil, havia enviado o pedido de descontinuação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de outubro deste ano, por razões comerciais.

Apesar da descontinuação, outras farmacêuticas que já possuem registro da substância continuarão a produzir a solução gotas. Além disso, existe também o genérico disponível nas farmácias.

A formulação do Berotec em aerossol inalatória continuará disponível no mercado.

Veja mais: Asma grave: aprovado mepolizumab para crianças a partir de 6 anos

médica auscultando paciente criança com asma, que usa berotec

Berotec: bromidrato de fenoterol

O fenoterol é um beta2-agonista indicado para tratamentos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A formulação para uso oral deve ser administrada de preferência antes das refeições. A solução para nebulização pode ser usada junto de agentes anticolinérgicos e secretomucolíticos compatíveis no nebulizador.

É um medicamento que preferencialmente deve ser usado de forma esporádica, evitando o uso contínuo. Além disso, é recomendado sempre iniciar o uso com doses baixas.

Leia também: Whitebook: como agir em casos de crise asmática?

Efeitos colaterais e cuidados

O fenoterol, assim como todo medicamento, deve ser avaliado caso a caso, sendo necessário o profissional de saúde entender os riscos versus benefícios para cada paciente. Não é indicado para pacientes com diabetes mellitus, infarto do miocárdio recente, alterações cardiovasculares graves, hipertireoidismo e feocromocitoma, apesar de poder ser utilizado em doses baixas em casos onde o benefício for maior que o risco.

Este medicamento é contraindicado para pacientes com cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, taquiarritmia e hipersensibilidade aos componentes ou à substância.

Pode causar, como efeitos colaterais, tosse e tremor. Em alguns casos, o usuário pode ter broncoespasmo, agitação, arritmia, náuseas e prurido.

Como todo beta2-agonista, ele também pode provocar hipocalemia potencialmente grave, sendo recomendado cuidado no uso em situações de asma grave.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão