Betabloqueadores são seguros na intoxicação por cocaína?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de betabloqueadores como tratamento para dor torácica relacionada à cocaína permanece um tema controverso. No entanto, um novo artigo publicado em junho no British Medical Journal (BMJ) indica que os betabloqueadores podem ser seguros para o paciente nesse cenário.

Os betabloqueadores são a terapia padrão no tratamento precoce da síndrome coronariana aguda. Para analisar a eficácia desses fármacos no tratamento da dor torácica associada ao uso de cocaína, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos nas bases do MEDLINE e EMBASE.

Os desfechos de interesse incluíram infarto agudo do miocárdio (IAM) não fatal e mortalidade por todas as causas. No total, cinco estudos com 1.794 indivíduos foram incluídos.

LEIA MAIS: Você conhece os efeitos do uso da cocaína no coração?

estatinas betabloqueadores

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

RESULTADOS

Os pesquisadores não encontraram diferenças significativas no desfecho de IAM em pacientes com dor torácica induzida por cocaína com ou sem o uso de betabloqueadores (OR 1,36, IC 95%: 0,68 a 2,75; p = 0,39). A mortalidade por todas as causas também não diferiu entre os grupos (OR 0,68, IC 95%: 0,26 a 1,79; p = 0,43).

Em pacientes que apresentam dor torácica associada ao uso de cocaína, o uso de betabloqueador não foi associado a um risco aumentado de IAM ou mortalidade por todas as causas. Os pesquisadores concluíram que os betabloqueadores são seguros nessa população.

LEIA MAIS: Dor precordial na sala de emergência – conceitos avançados

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Pham D, Addison D, Kayani W, et al Outcomes of beta blocker use in cocaine-associated chest pain: a meta-analysis Emerg Med J Published Online First: 19 June 2018. doi: 10.1136/emermed-2017-207065
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar