Página Principal > Emergências > Betabloqueadores são seguros na intoxicação por cocaína?
estatinas betabloqueadores

Betabloqueadores são seguros na intoxicação por cocaína?

Tempo de leitura: 1 minutos.

O uso de betabloqueadores como tratamento para dor torácica relacionada à cocaína permanece um tema controverso. No entanto, um novo artigo publicado em junho no British Medical Journal (BMJ) indica que os betabloqueadores podem ser seguros para o paciente nesse cenário.

Os betabloqueadores são a terapia padrão no tratamento precoce da síndrome coronariana aguda. Para analisar a eficácia desses fármacos no tratamento da dor torácica associada ao uso de cocaína, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos nas bases do MEDLINE e EMBASE.

Os desfechos de interesse incluíram infarto agudo do miocárdio (IAM) não fatal e mortalidade por todas as causas. No total, cinco estudos com 1.794 indivíduos foram incluídos.

LEIA MAIS: Você conhece os efeitos do uso da cocaína no coração?

RESULTADOS

Os pesquisadores não encontraram diferenças significativas no desfecho de IAM em pacientes com dor torácica induzida por cocaína com ou sem o uso de betabloqueadores (OR 1,36, IC 95%: 0,68 a 2,75; p = 0,39). A mortalidade por todas as causas também não diferiu entre os grupos (OR 0,68, IC 95%: 0,26 a 1,79; p = 0,43).

Em pacientes que apresentam dor torácica associada ao uso de cocaína, o uso de betabloqueador não foi associado a um risco aumentado de IAM ou mortalidade por todas as causas. Os pesquisadores concluíram que os betabloqueadores são seguros nessa população.

LEIA MAIS: Dor precordial na sala de emergência – conceitos avançados

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Pham D, Addison D, Kayani W, et al Outcomes of beta blocker use in cocaine-associated chest pain: a meta-analysis Emerg Med J Published Online First: 19 June 2018. doi: 10.1136/emermed-2017-207065

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.