Betabloqueadores x mortalidade em pacientes diabéticos

Betabloqueadores são recomendados como terapia de primeira linha em pacientes com DCC/ICC, porém a eficácia em diabéticos permanece desconhecida.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Dados recentes mostram que aproximadamente 150 milhões de pessoas têm diabetes mellitus (DM) em todo o mundo e que este número pode dobrar até 2025. O DM está associado com maior risco de doenças cardíacas, incluindo doença cardíaca coronariana (DCC) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Betabloqueadores são recomendados em muitas diretrizes como terapia de primeira linha em pacientes com DCC/ICC, porém a eficácia em diabéticos com essas doenças permanece desconhecida. Foi publicado recentemente um artigo na Mayo Clinic que avaliou a relação entre betabloqueadores e mortalidade em pacientes com ou sem diabetes. O uso de betabloqueadores aumenta risco de mortalidade?

estatinas betabloqueadores

Sobre os betabloqueadores

Betabloqueadores agem diretamente no coração para reduzir a frequência cardíaca e a contratilidade, levando a diminuição da demanda miocárdica de oxigênio, redução da angina e melhora no limiar isquêmico.

O mecanismo de ação consiste em antagonismo competitivo do receptor beta, diminuindo os níveis celulares de monofosfato de adenosina cíclico (cAMP). O bloqueio seletivo beta-1 resulta em contratilidade miocárdica deprimida, diminuição da automaticidade nas células marcapasso e diminuição da velocidade de condução através do nodo atrioventricular.

Estudos recentes têm sugerido que os betabloqueadores podem prevenir ou diminuir os efeitos adversos após o ocorrência de hipoglicemia grave. No entanto, esses resultados não necessariamente significam que o uso é eficaz em diabéticos, já que os principais efeitos adversos incluem o risco potencial da ocorrência de hipoglicemia grave e ganho de peso.

LEIA MAIS: Betabloqueadores – particularidades para as quais não nos atentamos no dia a dia

Resultados do estudo

Os autores fizeram um estudo prospectivo de coorte, com a base do US National Health and Nutrition Examination Survey 1999-2010. Foram incluídos 2.840 participantes diabéticos e 14.684 participantes não-diabéticos. Alguns resultados interessantes foram:

  • Quando comparado com participantes diabéticos que não usam betabloqueadores, a mortalidade por todas as causas foi significativamente maior nos diabéticos usando qualquer tipo de  betabloqueador.
  • A mortalidade por todas as causas em participantes diabéticos com doença arterial coronariana (DAC) foi significativamente maior naqueles em uso de betabloqueadores, comparados com aqueles que não usavam. Por outro lado, em participantes não diabéticos com doença arterial coronariana, a mortalidade foi significativamente menor naqueles que receberam betabloqueadores.

É importante ressaltar que o estudo teve algumas limitações, como falta de dados na base utilizada, que pode ter influenciado os resultados. Além disso, foi observacional, necessitando de ensaio clínico randomizado para complementar os resultados.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades