Biológicos e outras novidades no tratamento da asma grave [podcast]

Neste episódio, saiba mais sobre as últimas atualizações no diagnóstico e tratamento da asma grave e o uso de biológicos.

Neste episódio, o editor associado do Portal PEBMED, Vinícius Zofoli convida o médico pneumologista Guilherme Bridi, para comentarem sobre as últimas atualizações no diagnóstico e tratamento da asma grave, incluindo o uso de biológicos.

Nesse contexto, o conhecimento de alguns conceitos, como o que é asma de difícil controle, e sua diferenciação com a asma grave, é fundamental!

Saiba mais sobre o que existe de mais novo no tratamento da asma.
Aperte o play e confira!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Atualmente sabemos que a doença é extremamente heterogênea, com vários fenótipos clínicos, com fisiopatologia subjacente diferente. Em alguns pacientes, a doença é marcada pela dificuldade no controle dos sintomas.

Tópicos discutidos no episódio
● Diferença entre asma de difícil controle e asma rave
● Como manejar casos de asma grave
● Diferentes fenótipos de pacientes com asma
● Quando iniciar biológicos?
● Quais biológicos estão disponíveis no SUS?

Pontos fundamentais
● O diagnóstico correto e acurado da asma, afastando diagnósticos diferenciais (ex: DPOC ou disfunção de pregas vocais), é importante para a escolha de tratamento apropriado

● Devem ser verificados em todas consultas: controle de sintomas, técnica de uso de dispositivos inalatórios, exposições ambientais (ex: alérgenos, tabagismo, ou drogas como beta bloqueadores)

● Algumas comorbidades atrapalham o controle da asma, como Rinite alérgica, Obesidade, Refluxo

● Os biológicos devem ser considerados no caso de asma grave não controlada, associada a sintomas persistentes ou exacerbação frequente com uso de corticoterapia via oral, em vigência do uso de corticoides inalatórios em alta dose, β2 inalatório de longa ação e antimuscarínicos em doses otimizadas.

Convidado:
Guilherme Bridi é formado em Clínica médica e Pneumologia pelo Hospital das Clínicas-USP e preceptor da disciplina de pneumologia no Instituto do Coração (InCor – USP).

Referência Bibliográfica:
Brusselle GG, Koppelman GH. Biologic Therapies for Severe Asthma. N Engl J Med. 2022 Jan 13;386(2):157-171. doi: 10.1056/NEJMra2032506

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.


Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.