Biópsia Endomiocárdica: ferramenta esquecida pelo cardiologista?

Passados pouco mais de uma década do boom das biópsias em miocardites seguindo o advento da possibilidade de se pesquisar o genoma viral, o uso da biópsia endomiocárdica foi recentemente revisto pelo BMJ

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Passados pouco mais de uma década do boom das biópsias em miocardites seguindo o advento da possibilidade de se pesquisar o genoma viral, o uso da biópsia endomiocárdica (BEM) foi recentemente revisto pelo British Medical Journal. A última atualização consensual das sociedades americanas (AHA/ACC) e europeia (ESC) de cardiologia sobre o tema data de 2013, e neste intervalo de tempo observamos que as indicações do método se tornaram cada vez mais restritas devido, principalmente, à evolução dos métodos de imagem como a ressonância nuclear magnética cardíaca (RNM).

A técnica de BEM mais empregada consiste em biopsiar a parede do septo do ventrículo direito guiado por fluoroscopia no laboratório de hemodinâmica. Haja vista a rigidez do biótomo que possui uma curva discreta na sua extremidade, o acesso mais empregado é através da veia jugular interna direita, com introdutores de 7 French de diâmetro, assim facilitando a navegação do biótomo.

A biópsia biventricular ou apenas do ventrículo esquerdo (VE) também pode ser realizada, quando métodos de imagem (ecocardiograma/ RNM) demonstrarem acometimento preferencial do VE. Em geral, uma amostra de tecido biopsiado deve ter em média 3-4mm2 de volume, ser de coloração avermelhada e afundar na formalina. As taxas de complicação global do método são extremamente baixas (1% em média), com o maior registro disponível na literatura (n = 6739 pacientes) demonstrando taxas de perfuração de 0.42%¹, menos comumente vistas em pacientes transplantados por apresentarem um espaço pericárdico mínimo e um miocárdio saudável. Outras complicações possíveis incluem:

  • Manobra vagal
  • Tamponamento pericárdico
  • BAV
  • Arritmias ventriculares e supraventriculares
  • Pneumotórax
  • Formação de fístulas coronário-cavitárias
  • Dano ao aparato valvar tricuspídeo em biópsias repetidas.

Por se tratar de procedimento com punção venosa, e não arterial, não existe um consenso quanto ao INR de segurança para pacientes em uso de anticoagulação oral (cumarínicos) serem submetidos ao procedimento, porém muitos centros contra-indicam a BEM quando INR > 1.5-2.0

Mais do autor: ‘Qual é o melhor parceiro do AAS? Dupla anti-agregação plaquetária em foco’

Apesar do método trazer informações adicionais no diagnóstico de patologias como miocardiopatias dilatadas e Doença de Fabry, isto pode não se traduzir em mudanças no prognóstico destas patologias. A última atualização consensual chama atenção para o fato de que nem todos os centros aonde se realiza o método são capazes de interpretar de forma adequada o material biopsiado. Entretanto, o uso crescente da imunohistoquímica e de testes para genoma viral, têm permitido o diagnóstico de miocardites inflamatórias não-virais com boa resposta à terapia imunossupressora, assim despertando maior interesse no método.

A indicação clássica do método na prática clínica trata-se da vigilância para rejeição em pacientes pós transplante cardíaco nas suas fases iniciais, já que tanto o dano celular agudo como a rejeição mediada por anticorpos são diagnosticados pelo exame histopatológico (infiltrado linfocitário e injúria miocárdica). Alguns protocolos mais rígidos incluem biópsia semanal no primeiro mês e depois mensalmente no primeiro ano de transplante. Apesar de ser o método padrão ouro para diagnóstico de rejeição, a RNM cardíaca possui valor preditivo negativo alto, podendo ser utilizada como ferramenta de investigação inicial.

A eficácia do método pode ser atestada numa publicação recente de único centro² onde 25.5% das BEMs fecharam diagnóstico de alguma patologia específica e 22.6% destas modificaram o curso da doença. A pesquisa de genoma viral não foi empregada na maior parte desta análise, porém dados da literatura mostram que o uso deste método evidencia, em média, ausência do genoma viral em cerca de metade dos pacientes.

Patologias específicas:

  • A presença de insuficiência cardíaca fulminante (< 2 semanas de evolução) e/ou de miocardiopatia dilatada cursando com arritmias ventriculares ou BAV ou ausência de resposta ao tratamento convencional (2 semanas – 3 meses de duração) constituem indicações classe I/B para se biopsiar. Uma vez que este quadro clínico se apresente com duração > 3 meses, a indicação de BEM perde força (IIa/B). Miocardite de células gigantes (MCG), miocardite eosinofílica necrotizante e miocardite linfocítica podem todas se apresentar desta forma, com a MCG (geralmente fulminante) apresentando prognóstico melhor quando implementado terapia imunossupressora.
  • Miocardite eosinofílica – apesar da evolução dos métodos de imagem, a BEM ainda se mantém como padrão ouro no seu diagnóstico e as biópsias seriadas podem ser utilizadas para avaliar resposta terapêutica (IIa/B).
  • Miocardiopatias restritivas – algumas das doenças a cursarem desta forma são potencialmente reversíveis como a hemocromatose e amiloidose (IIa/B), porém estas doenças podem ser diagnosticadas por métodos de imagem como ecocardiograma e RNM.
  • Tumores cardíacos como mixomas constituem contra-indicação ao método, haja vista sua natureza emboligênica.
  • Condições específicas – em geral, a toxicidade à antraciclina, cardiomiopatia hipertrófica e displasia arritmogênica do VD são entidades diagnosticadas por métodos de imagem. A BEM pode ser empregada nos raros casos destas patologias em que os métodos de imagem não fechem o diagnóstico.

Em geral a BEM é um procedimento seguro e continua a apresentar utilidade clínica na identificação da rejeição aos transplantes cardíacos e no diagnóstico de diferentes patologias graves e incomuns do coração. Apesar da evolução dos métodos de imagem possibilitarem o diagnóstico de diversas destas patologias de forma não invasiva a BEM deve ser interpretada como método adjunto à RNM e outros métodos de imagem não invasivos.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  1. Sekiguchi MTM. World survey of cateter biopsy of the heart. Sekigushi MOE, ed.Cardiomyopathy: clinical, pathological and theoretical aspects. Baltimore: University Park Press, 1980:217-25
  2. Bennett MK, Gilotra NA, Harrington C, et al.Evaluation of the role of endomyocardial biopsy in 851 patients with unexplained heart failure from 2000-2009. Circ Heart Fail 2013;6:676-84.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades