Bloqueio atrioventriucular total em paciente sem veia cava superior, e agora?

A ausência de veia cava superior é condição congênita rara, porém costuma estar associada a outras cardiopatias.

A ausência de veia cava superior é condição congênita rara, porém costuma estar associada a outras cardiopatias. Médicos japoneses se depararam com um caso inusitado. Um paciente de 68 anos deu entrada no hospital após 1 mês de queixa de dispneia aos esforços, na admissão foi visto quadro de bloqueio atrioventricular total. Durante a tentativa de implante de marca-passo definitivo não foi possível ancorar o marca-passo no músculo cardíaco via acesso alto. Foi então passado um marca-passo provisório via veia femoral e o paciente foi levado para estudo de imagem subsequente.

Leia também: Dormir pouco ou muito pode prejudicar a saúde do coração

Bloqueio atrioventriucular total em paciente sem veia cava superior, e agora?

Senior man having heartache at doctors office

Ausência de veia cava superior

Durante o implante do marca-passo houve dificuldade na passagem dos eletrodos até o ventrículo direito. Sendo assim o paciente foi encaminhado a uma tomografia computadorizada com contraste. O exame mostrou a ausência da veia cava superior sendo a drenagem do sangue realizada por uma veia azigos dilatada. Então, foi descartada a possibilidade de implante de marca-passo definitivo por aquela via.

Marca-passo sem eletrodos

Os médicos se viram em uma situação complicada, pois os eletrodos de um marca-passo convencional não seriam grandes os suficiente para a implantação em outro sítio como a veia femoral por exemplo. A solução foi o implante de marca-passo sem eletrodos.

O implante de marca-passo sem eletrodos não seria ideal para esse o tratamento do bloqueio atrioventricular total, pois essa patologia demanda um marca-passo que faça uma sincronia entre átrio e ventrículo. Como o marca-passo sem eletrodos só estimula o ventrículo isso não seria possível. Portanto um marca-passo que faria uma função DDD, passa a desempenhar uma função VVI. Além disso o risco de dissincronia AV e de Síndrome do marca-passo pode ocorre nessa situação. 

Saiba mais: Marca-passo pode ser usado como tratamento da síncope cardioinibitória grave?

A escolha do implante do marca-passo sem eletrodo ocorreu pelo fato de que um procedimento para implante dos dispositivo convencional seria muito invasivo e por demais traumático,  trazendo grandes riscos para esse paciente. 

Após 6 meses do implante o paciente apresentava-se assintomático,  com boa resposta ao tratamento, além de uma boa função ventricular.

Referências bibliográficas:

  • Kawaguchi, Taiyo, Yatsu, Shoichiro, Shiozawa, Tomoyuki, Suwa, Satoru. Successful implantation of a leadless pacemaker in a patient with complete atrioventricular block and congenital absence of superior vena cava: a case report. European Heart Journal – Case Reports, Volume 5, Issue 5, May 2021, ytab167. doi: org/10.1093/ehjcr/ytab167 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.