Brasil terá 625 mil casos de câncer a cada ano no triênio 2020-2022

As novas estatísticas de câncer no Brasil foram divulgadas na última semana pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Dia Mundial de Combate ao Câncer.

As novas estatísticas de câncer no Brasil foram divulgadas na última semana pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), em 2000.

Serão 625 mil pacientes novos ao ano, excetuando os 177 mil novos casos de pele não melanoma; câncer de próstata e mama lideram com 66 mil casos cada; câncer colorretal em segundo com cerca de 40 mil casos (20/20 conforme o gênero), e câncer de pulmão, terceiro entre os homens e quarto entre as mulheres, com cerca de 30 mil casos no total. Infelizmente ainda temos 17 mil casos de câncer de colo do útero ao ano (3° em mulheres), doença prevenível com vacina anti-HPV, já disponível na rede pública para meninos e meninas antes do início da vida sexual.

Leia também: Café pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama?

O INCA destacou que a obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 das 19 principais neoplasias, e o sedentarismo, tabagismo, excesso de álcool, dieta pobre em frutas e legumes e rica em produtos embutidos, industrializados e com gordura saturada em excesso aumentam o risco de 10 tipos diferentes de canceres. Com isso, o INCA procura sensibilizar a população a rever seus hábitos de saúde, estimulando hábitos mais saudáveis.

Estas e muitas outras informações estão na publicação Estimativas 2020 – Incidência de Câncer no Brasil, disponível no site do INCA.

A Organização Mundial de Saúde estima que 1/3 de casos de câncer possam DIMINUIR se tivermos hábitos mais saudáveis.

O que você pretende fazer para ajudar seu paciente a reduzir o risco?

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags