Burnout entre médicos ginecologistas: será maior ou menor que seus pares?

A Medscape realizou uma pesquisa avaliando s níveis de burnout de ginecologistas e obstetras e outras especialidades durante a pandemia.

A população de todo mundo sofreu um importante abalo psicológico com o advento da pandemia. Profissionais da saúde foram considerados heróis, receberam sucessivas homenagens em redes sociais. O termo “linha de frente” se transformou em símbolo de respeito, desafio, orgulho e também muito medo. Nesse contexto, a famosa plataforma digital americana Medscape realizou uma pesquisa avaliando o estilo de vida, a felicidade e burnout de mais de 12 mil médicos ginecologistas e obstetras e outras diversas especialidades durante a pandemia.

Leia também: Como estresse psicológico evoluiu na pandemia de Covid-19?

Burnout entre médicos ginecologistas: será maior ou menor que seus pares?

Felicidade fora do ambiente de trabalho

Quando este quesito foi questionado antes da pandemia, os médicos ginecologistas e obstetras marcaram um percentual de 81% de satisfação, próximo aos 82% do que a média das outras especialidades. Os médicos endocrinologistas ganharam o posto de mais felizes fora do ambiente de trabalho, e os infectologistas o último lugar, com um percentual de 69 % de satisfação.

O cenário mudou no contexto da Covid-19, os ginecologistas e obstetras caíram para 57% a resposta a satisfação, bem como a média dos médicos em geral 58%. Enquanto infectologistas, pneumologistas, reumatologistas e intensivistas respondiam de forma mais pessimista o questionário (45-49%)

Burnout entre os ginecologistas

Os números impressionaram quando se avaliou esgotamento, mais de 70% dos médicos da área de ginecologia e obstetrícia relataram burnout neste último ano, considerando o contexto sério o suficiente ao ponto de uma grande parte considerar a desistência da carreira médica.

Cerca de metade desses médicos ginecologistas obstetras consideraram as tarefas burocráticas como principal fator contribuinte a esse esgotamento.

Como lidar com o esgotamento da profissão

As principais táticas elencadas pelos ginecologistas e obstetras para enfrentar o esgotamento variava entre comportamentos negativos e positivos. Quase metade busca o isolamento, outros se exercitam, dividem angústia com parentes e amigos, ou compensam com a ingestão de junk food. A prática de exercício é o mecanismo de enfrentamento mais comum, 69% dos ginecologistas e obstetras relataram se exercitar fisicamente, percentual um pouco menor do que a média das outras especialidades. Cerca de metade dos profissionais relataram estar tentando perder peso, tarefa nada fácil em contexto de pandemia.

Saiba mais: Estresse e isolamento: o ‘novo normal’ de ser profissional de saúde durante a Covid-19

Ginecologistas, obstetras e suicídio

Quase um quinto dos obstetras e ginecologistas que se sentem esgotados ou deprimidos vivenciaram pensamentos suicidas, e 1% de fato tentou o suicídio.

Trabalho e família

Equilíbrio entre trabalho e vida profissional parece ser o problema mais urgente, relatado por 46% dos médicos ginecologistas e obstetras, 49% relatou sacrificar parte de seu salário por uma vida familiar melhor, percentual semelhante a médicos de outras especialidades.

Vida amorosa

A grande maioria dos obstetras relatou estar em um relacionamento sério, e até 87% estão casados, um número maior do que a média das outras especialidades (85%). A maioria dos ginecologistas e obstetras relataram estar felizes em seu relacionamento, sendo a maior parte dos companheiros também da área da saúde.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags