Burnout: intervenção simples pode reduzir sintomas em até 20%

Diversos estudos já analisaram medidas para combater o burnout, mas agora um novo artigo traz uma intervenção simples que pode reduzir os sintomas em até 20%.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, afeta milhares de trabalhadores no mundo, e a Medicina é a profissão mais acometida. Diversos estudos já analisaram medidas para combater essa condição, mas agora um novo artigo traz uma intervenção simples que pode reduzir os sintomas em até 20%.

Na American Conference on Physician Health, realizada em outubro deste ano, pesquisadores apresentaram os resultados de um estudo com profissionais de saúde que usaram uma ferramenta simples e tiveram seus sintomas de burnout reduzidos em apenas algumas semanas.

A intervenção foi batizada de Three Good Things (três coisas boas, tradução livre) e consiste em escrever, logo antes de dormir, três momentos ou situações boas que aconteceram naquele dia – desde assistir a um programa de TV engraçado até sair com os amigos – e relacioná-los com 10 emoções diretamente ligadas ao burnout: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, admiração e amor.

Veja também: ‘Não deixe o burnout derrubar você’

A técnica foi testada em 148 residentes da escola Duke Medicine, na Carolina do Norte, e os resultados mostraram uma redução de 15% nos sintomas da síndrome em apenas duas semanas. Um ano após o fim da intervenção, 48% dos participantes permaneceram resilientes, sugerindo que a técnica teve um efeito duradouro.

Além disso, os pesquisadores relataram melhorias na performance no trabalho (incluindo menos atrasos e conflitos) e mais equilíbrio na vida pessoal.

Three Good Things também foi testada em outros profissionais de saúde. Entre os funcionários responsáveis pela segurança do paciente, também do Duke Medicine, a intervenção foi associada a uma redução de 19% no burnout; nos profissionais da UTI neonatal do hospital da Universidade de Stanford, a técnica reduziu os sintomas em até 9%.

Por que funciona?

Segundo os autores do estudo, a técnica é eficaz porque condiciona o cérebro a focar nos acontecimentos positivos da vida. Com base nesses achados, eles sugerem que a definição de burnout seja atualizada para “comprometimento da habilidade de experimentar emoções positivas”.

Como podemos prevenir o burnout?

Acima de tudo, é importante evitar que o burnout aconteça. Recentemente, aqui em nosso portal, publicamos um vídeo com algumas dicas para identificar e, principalmente, prevenir a síndrome. Veja abaixo:

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Rabiya S. Tuma. Simple Tool Shows Lasting Reduction in Burnout – Medscape – Oct 23, 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags