Burnout tem relação com erro médico?

Burnout (síndrome do esgotamento profissional) e má qualidade de vida sempre foram reconhecidos como riscos ocupacionais entre profissionais de saúde.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Burnout (síndrome do esgotamento profissional) e má qualidade de vida sempre foram reconhecidos como riscos ocupacionais comuns entre profissionais de saúde. Segundo uma pesquisa do Archives of Internal Medicine, publicada em 2012, os médicos sofrem mais com burnout do que qualquer outro trabalhador. Estima-se a prevalência de burnout em mais de 50% desses profissionais, além de uma taxa de suicídio é 3 a 5 vezes maior do que na população geral.

A Mayo Clinic publicou um artigo recentemente que visava avaliar o burnout médico e correlacioná-lo com os erros percebidos na prática da medicina. Foi realizado um levantamento entre médicos americanos ativos (6.696 participantes).

burnout

BURNOUT X ERRO MÉDICO

Entre os entrevistados, 3.574 (54,3%) relataram sintomas da síndrome do esgotamento profissional, 2.163 (32,8%) relataram fadiga excessiva e 427 (6,5%) relataram ideação suicida recente, com 255 (3,9%) relatando uma segurança ruim ou insatisfatória do paciente em sua área de trabalho principal e 691 (10,5%) relataram um grande erro médico nos últimos três meses.

Médicos relatando erros eram mais propensos a terem sintomas de burnout (77,6% vs 51,5%;P <0,001), fadiga (46,6% vs 31,2%; p <0,001) e ideação suicida recente (12,7% vs 5,8%; p <0,001).

O estudo concluiu que síndrome do esgotamento profissional e má qualidade de vida foram independentemente associados com grandes erros médicos, sendo necessária uma abordagem multivariada para reduzir os erros médicos, incluindo intervenções que combatam o burnout e medidas que promovam o bem-estar.

Como identificar e 6 dicas para prevenir essa síndrome

Referências:

  • Physician Burnout, Well-being, and Work Unit Safety Grades in Relationship to Reported Medical Errors Mayo Clin Proc. n XXX 2018;nn(n):1-10 n https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2018.05.014 www.mayoclinicproceedings.org n ª 2018 Mayo Foundation for Medical Education and Research

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.