Buzzy® x EMLA® para prevenção da dor na punção venosa em crianças

As crianças são expostas a vários procedimentos feitos com agulha e a dor relacionada a eles pode variar de leve a grave. Como fazer a prevenção da dor?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As crianças são expostas a vários procedimentos feitos com agulha, seja para imunização de rotina, coletas de sangue ou inserção de acessos venosos durante a visita ao departamento de emergência ou durante a internação hospitalar. Entretanto, a dor relacionada a estes procedimentos pode variar de leve a grave, gerando altos níveis de ansiedade e podendo ocasionar consequências fisiológicas e emocionais, incluindo fobia

A fobia a agulhas, geralmente, se desenvolve entre as idades de 5 e 10 anos após experiências desagradáveis com o objeto, promovendo a ocorrência de sintomas fisiológicos durante procedimentos relacionados à agulha, como hipoxemia, reações vasovagais, taquicardia e alteração nos níveis hormonais. Crianças com fobia relacionada a agulha também correm risco de apresentar medo e evitar os profissionais de saúde, bem como apresentar níveis mais elevados de dor e sofrimento durante os procedimentos subsequentes.

Estudos e análises que avaliam os efeitos de intervenções não farmacológicas e farmacológicas em procedimentos efetuados com agulha aumentaram consideravelmente na última década. Apesar da eficácia relatada de algumas intervenções, como sacarose, distração, hipnose e anestésicos tópicos, o uso destas medidas permanece restrito na prática clínica. Isso pode ser devido a limitações de tempo e recursos. Como tal, eles requerem tempo e treinamento prévio pelos profissionais de saúde, podendo ser percebidos como demorados e/ou dispendiosos para implementar na prática clínica diária.

O dispositivo Buzzy® (MMJ Labs, Atlanta, GA, Estados Unidos) tem sido proposto como uma intervenção rápida, não invasiva, barata, fácil de usar e reutilizável para a dor relacionada a procedimentos com agulha. Pode ser uma alternativa interessante, especialmente em ambientes de tratamento agudo, onde o tempo de preparação para procedimentos relacionados à agulha é limitado. O Buzzy® é um dispositivo em formato de abelha consistindo em um motor vibratório operado por bateria ligado a asas de gelo removíveis para criar uma sensação de frio.

Já o EMLA® é uma mistura eutética de 2,5% de lidocaína e 2,5% de prilocaína em creme e é aplicado na pele e depois coberto com um curativo oclusivo por 60 a 90 minutos, proporcionando anestesia local por, no mínimo, duas horas após a remoção. É utilizado para reduzir a dor antes de procedimentos percutâneos, como punções venosas e arteriais. 

Buzzy x EMLA®

Dessa forma, com o objetivo de avaliar as diferenças de comportamento relacionados à dor em crianças durante a inserção de acessos venosos utilizando um dispositivo que combina frio e vibração (Buzzy®) e o tratamento padrão (patch de EMLA®), Bourdier e colaboradores (2019) conduziram o estudo randomizado Cold Vibration (Buzzy) Versus Anesthetic Patch (EMLA) for Pain Prevention During Cannulation in Children5.

Os pesquisadores compararam escores de dor durante a punção venosa e colocação de acesso venoso entre crianças randomizadas para o tratamento com um patch de EMLA® ou para o uso do dispositivo Buzzy®. Cerca de 300 crianças com idades entre 18 meses e 6 anos foram inscritas em cada grupo em um departamento de emergência pediátrica canadense. A dor foi medida usando a Escala de Dor do Hospital of Eastern Ontario [a pontuação varia de 4 (sem dor) a 13]. Uma pontuação > 8 foi considerada dor suficientemente grave para necessitar de analgesia.

Conclusões do estudo

Mais crianças no grupo EMLA® do que no grupo Buzzy® tiveram um escore de dor ≤8 (62% versus 37%). Os escores médios de dor foram 7,2 no grupo EMLA® versus 8,5 no grupo Buzzy®. Os pais preferiram o EMLA ao Buzzy®; 94% queriam usar o tratamento novamente (versus 81%). O sucesso no procedimento foi semelhante entre os grupos.

Nesse estudo, os autores concluíram que o alívio da dor por uma combinação de frio e vibração durante a inserção de acesso venoso não foi tão eficaz quanto o método de tratamento padrão do hospital onde o estudo foi realizado (EMLA®) em crianças de 18 meses a 6 anos de idade.

Embora o dispositivo Buzzy® pareça menos eficaz do que um patch de EMLA® para controle da dor durante a inserção de acesso venoso em crianças, o dispositivo ainda pode ter lugar importante no setor de emergência. É rápido, fácil, rentável e não requer nenhum pedido de preparo do paciente ou da farmácia para fornecer pelo menos algum controle da dor e alguma distração, especialmente porque esperar até uma hora para que o efeito do EMLA® é fora da realidade para a maioria dos procedimentos de inserção de acesso venoso em emergências infantis. Para informações sobre o Buzzy® no Brasil, basta acessar www.buzzy.com.br

 

Referências:

  • Ballard,  A. et al. External cold and vibration for pain management of children undergoing needle-related procedures in the emergency department: a randomised controlled non-inferiority trial protocol. BMJ Open. 2019 Jan 15;9(1):e023214.
  • Scott-Warren, V. L., & Morley, R. B. (2015). Paediatric vascular access. BJA Education, 15(4), 199-206.
  • Stoltz, P., & Manworren, R. C. B. (2017). Comparison of Children’s Venipuncture Fear and Pain: Randomized Controlled Trial of EMLA® and J-Tip Needleless Injection System®. Journal of Pediatric Nursing, 37, 91-96.
  • Zeltzer, R, L. N.; Krane, E. J., & Palermo, T. M. (2017). Tratamento da Dor em Pediatria. In: Kliegman, R., Stanton, B. M. D., St Geme, J., Chor, N. F., & Behrman, R. E. Nelson Tratado de Pediatria. Tradução da 20ª edição. Recuperado de: https://www.evolution.com.br/product/nelson-tratado-de-pediatria-20ed.
  • Bourdier S et al. Cold vibration (Buzzy) versus anesthetic patch (EMLA) for pain prevention during cannulation in children: A randomized trial. Pediatr Emerg Care 2019 Jun 6. 
  • Holland, C. K. Buzzy Device Versus EMLA for Pain Control in Pediatric IV Placement. https://www.jwatch.org/na49392/2019/06/25/buzzy-device-versus-emla-pain-control-pediatric-iv?query=etoc_jwem&jwd=000020039906&jspc=IM

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades