Caem casos e óbitos relacionados com a covid-19 no Brasil

Dados do governo apontam uma diminuição constante das notificações de infecções e mortes causadas pela covid-19.

De acordo com o Informe de Vigilância das Síndromes Gripais referente a Semana Epidemiológica 11 (de 10/03/2024 a 16/03/2024) o Brasil apresenta queda no número de casos e mortes causadas por covid-19, os dados do Ministério da Saúde mostram 10,8% menos casos novos e uma diminuição de 5,4% na quantidade de óbitos. 

anticoagulação na covid-19

Panorama

Em 2024, o país já registrou 483.357 casos e 2.328 óbitos relacionados com a doença, os números registrados na Semana Epidemiológica 11 são os menores desde os observados no período pós-carnaval. 

Para a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a queda nos números relativos as infecções por SARS-CoV-2 não podem diminuir os cuidados com a doença “Desde o início do ano estamos vendo a gravidade da dengue no Brasil, mas ainda temos quatro vezes mais pessoas morrendo por Covid do que por dengue no país. Além da vacinação, é preciso que todos continuem com as medidas de proteção que aprendemos durante o período mais trágico da pandemia”. 

Leia também: Ministério da Saúde pede reforço ao enfrentamento de sublinhagens de covid-19 

O relatório do Ministério da Saúde também apontou quais variantes do vírus estão mais presentes na população, a subvariante JN.1 (62%) segue com maior predominância, depois vêm XBB.1.5 (21%), BA.2.86 (3%), subvariantes EG.5 (1%), XBB.2.3 (1%) e as recombinantes XDR (13%).  

Influenza 

Outra informação importante apresentada no Informe foi que o crescimento de casos de influenza observado na Semana Epidemiológica 9 ainda permanece, com a doença associada a 48% dos vírus identificados em casos de síndrome gripal e 19% dos casos registrados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

A fim de combater a doença, o Ministério da Saúde antecipou para março a distribuição de vacinas e o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que normalmente ocorria entre abril e maio.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades

Tags