Café está ou não associado ao aumento do risco de arritmias?

Um novo estudo publicado no JAMA, avaliou a associação da ingestão de café com o risco de taquiarritmias em uma grande coorte populacional. 

Há anos o consumo de café é associado a ocorrência de arritmias. Há plausibilidade biológica para isso, já que o café aumenta os níveis de catecolaminas séricas e a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático, que pode levar a alterações na despolarização. Além disso, estudos observacionais pequenos da década de 1980 mostraram aumento de arritmia relacionado a cafeína. 

Estudos mais recentes vêm mostrando que esse risco não parece ser aumentado e, inclusive, que o café pode ter benefícios como redução em câncer, diabetes, doença cardiovascular e mortalidade geral. Uma revisão recente mostrou que o café parece ter mais benefícios que malefícios para a saúde.

Leia também: Consumo de cafeína por gestantes associada à restrição de crescimento do bebê?

Foi então realizado um novo estudo, publicado recentemente no JAMA, que avaliou a associação da ingestão de café com o risco de taquiarritmias em uma grande coorte populacional. 

Café está ou não associado ao aumento do risco de arritmias?

Método do estudo e população envolvida

Foram recrutados 502.543 pacientes entre 2006 e 2010 e feito o preenchimento de questionário, avaliação física e coletados exames laboratoriais. Os participantes foram agrupados em 8 categorias de acordo com o consumo de café: 0, menos que 1, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 ou mais xícaras de café. 

O desfecho primário foi ocorrência de taquiarritmia entre 2006 e 2018, obtida a partir dos registros de atendimento dos pacientes. Foram incluídas fibrilação ou flutter atrial (FA), taquicardia supraventricular (TSV), taquicardia ventricular (TV) e extra-sístoles atriais (ESA) ou ventriculares (ESV). A análise secundária avaliou a ocorrência de cada tipo de arritmia isoladamente. 

Além disso, foi feita análise genética dos pacientes: mais de 95% da cafeína é metabolizada pelo gene CYP1A2 e a variabilidade de sua atividade enzimática é fortemente associada a variabilidade do metabolismo do café. Foi criado um score com as principais variantes genômicas e os maiores scores representam metabolismo mais lento da cafeína. Nesse estudo foi testada também a hipótese de que metabolizadores mais rápidos consomem mais café. 

Resultados

Os 502.543 participantes consumiram uma mediana de 2 xícaras de café ao dia. Deste total, 22,1% não tomavam café, 61,7% faziam uso do café com cafeína e 14,8% sem cafeína. Na análise final foram incluídos 386.258 participantes com média de idade de 56 anos, sendo 52,3% do sexo feminino. 

Pessoas que consumiam mais que a mediana diária de café eram mais velhos, brancos, do sexo masculino, com maior ocorrência de doença arterial periférica, câncer, tabagismo e etilismo e tinham menos hipertensão, diabetes e doença renal crônica. 

No seguimento médio de 4,5 anos, ocorreram 16.369 arritmias, sendo a grande maioria FA (12.811), seguida de TSV (1.920) e o restante extrassístoles e arritmias não especificadas. Após ajuste para as comorbidades dos pacientes, para cada xícara ingerida a mais houve redução de 3% no risco de arritmia. Na análise dos tipos isolados de arritmia houve associação negativa com FA e TSV.  A FA ocorre quando há menor período refratário efetivo atrial e a cafeína parece prolongar este período. Além disso, ela bloqueia receptores de adenosina, que em altas doses é capaz de desencadear FA. Ainda, a cafeína tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o que pode contribuir para a menor ocorrência das arritmias. 

Saiba mais: Cafeína pode estimular a produção do tecido adiposo marrom e ajudar no combate à obesidade

Houve associação positiva da ocorrência de arritmia com tabagismo (HR 1,09, IC95% 0,03 – 1,15, p = 0,002). Em relação as variantes genéticas, participantes com variantes relacionadas a metabolismo mais lento da cafeína consumiram menos café, porém não houve associação com o risco de arritmia. 

Análises adicionais de sensibilidade encontraram probabilidade 7% menor da ocorrência de arritmia para cada xícara adicional de café, sem evidência de relação do score genético ou variantes da CYP1A2 com o risco de arritmia. 

Conclusão

Este foi um estudo populacional grande prospectivo que mostrou que o maior consumo de cafeína está associado a menor ocorrência de arritmias e essa associação não foi afetada pelas variantes genéticas associadas ao metabolismo da cafeína. A proibição do consumo de café para reduzir arritmias não se justifica e não deve ser realizada na prática clínica. 

Referências bibliográficas:

  • Kim E-j, et al. Coffee Consumption and Incident TachyarrhythmiasReported Behavior, Mendelian Randomization, and Their Interactions. JAMA Intern Med. 2021 July. doi:10.1001/jamainternmed.2021.3616

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades