Café pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama?

Mais de uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa de acordo com estudo espanhol prospectivo.

Mais de uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa de acordo com estudo espanhol prospectivo.

xícara jogando grãos de café na mesa

Café e câncer de mama

Características do estudo:

  • Coorte prospectiva (N=10,812) de mulheres sem diagnóstico de câncer de mama no registro;
  • Consumo de café foi obtido através de um questionário sobre o consumo de 136 alimentos.

Principais resultados:

  • Seguimento 115,802 pessoas-anos, 11.8 anos de seguimento;
  • >1 xícara/dia (vs ≤1) foi associada a uma redução de 56% no risco de CM em mulheres na pós-menopausa, HR, 0.44 (95% CI, 0.21-0.92; ajustada para história familiar, tabagismo, atividade física e ingesta de álcool;
  • >1 xícara/dia (vs ≤1) não foi associada à redução do risco em mulheres pré-menopausa. HR, 1.69 (95% CI, 0.96-2.96).

Limitações: estudo observacional, estudos controlados são necessários e mais detalhes sobre o diagnóstico do câncer, os diferentes tipos de café consumidos, etc.

Leia mais: Produtos químicos para cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama?

Conclusões

Os possíveis benefícios do café não podem ser atribuídos exclusivamente à cafeína, já que alguns estudos com café descafeinado podem indicar redução de risco também. O café é composto por várias substâncias como: diterpenes (lipídeos), ácidos fenólicos, melanoidinas, N-methylpyridinium, acrilamida, trigonelina, kahweol e cafestol, com concentrações variadas conforme o tipo de café, método de preparação, método de torra.

Ácidos clorogênicos existentes no café regulam o estresse oxidativo e condições de estresse inflamatório tendo com isso o potencial de prevenir o aparecimento de tumores. Alguns desses compostos como os polifenóis tem potencial efeito antitumoral e antimetastático, promovendo a a apoptose das células tumorais através da via PI3K-Akt.

Mais do autor: SABCS 2019: tucatinibe pode ser uma nova opção para o câncer de mama?

Não está claro o motivo dos efeitos diferentes em pacientes que menstruam e que já pararam de menstruar, ainda temos muito trabalho pela frente.

Está na hora de um cafezinho?

Referência bibliográfica:

  • Sánchez-Quesada C, Romanos-Nanclares A, Navarro AM, Gea A, Cervantes S, Martínez-González MÁ, Toledo E. Coffee consumption and breast cancer risk in the SUN project. Eur J Nutr. 2020 Jan 18 [Epub ahead of print]. doi: 10.1007/s00394-020-02180-w. PMID: 31955220

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.