Câncer colorretal: Conitec dá parecer favorável para uso de ablação térmica

A inclusão do procedimento foi apontada como necessidade na reunião de escopo da Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec-SUS) deu parecer inicial favorável à incorporação da ablação térmica por radiofrequência para auxiliar no tratamento do câncer de cólon e reto. O procedimento já está disponível no SUS para cuidados com pacientes que apresentam tumores no fígado.

A avaliação da Conitec foi sobre o método ablativo por radiofrequência ou micro-ondas para pacientes com tumores pequenos e em pouca quantidade (até três tumores com até 3 cm de diâmetro), ou quando a cirurgia para retirada da metástase hepática não é possível. A maioria das mortes por câncer colorretal estão ligadas à metástase, condição que acomete cerca de 20% dos pacientes diagnosticados com a doença. O fígado é o órgão mais comumente acometido.

Novas diretrizes

O pedido de inclusão do tratamento no SUS foi feito pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e esteve aberta à consulta pública até o dia 13 de dezembro.

O resultado favorável atualiza as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) do Câncer de Cólon e Reto, publicado em 2014, documento que orienta como opções de tratamento a cirurgia para retirada do tumor (ressecção) e a quimioterapia.

Leia também: Ablação de metástase pulmonar é realizada pela primeira vez somente com anestesia local

Participaram da elaboração das diretrizes profissionais de saúde, especialistas na área, representantes de sociedades médicas, pacientes e profissionais da pasta.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo