Câncer de bexiga: novo medicamento promete combate mais rápido

Novo medicamento para o câncer de bexiga, o Erdafinitib foi aprovado nos Estados Unidos e está em fase de análise para aprovação no Brasil. Saiba mais.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Novo medicamento para tratamento do câncer de bexiga, o Erdafinitib foi aprovado nos Estados Unidos e deve chegar em breve ao mercado americano. A promessa é de uma abordagem mais direta e inteligente, com respostas positivas e mais rápidas nos pacientes acometidos. Aqui no Brasil, o medicamento também já foi aprovado.

“Essa é uma medicação com um alvo específico nos tumores uroteliais. Os pacientes precisam apresentar uma mutação genética ou uma fusão de genes para que ela seja indicada. Essa indicação precisa (biomarcador) é o que buscamos em todos os tumores para encontrar uma alteração específica daquele tumor e atacá-la diretamente. Isso traz um uso racional da droga, evitando toxicidade e custos em pacientes que sabidamente não terão benefício com o remédio”, explica o oncologista Andrey Soares, do Centro Paulista de Oncologia, da unidade do Grupo Oncoclínicas, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Unicamp cria medicamento que mata células do câncer de bexiga

câncer de bexiga

Fatores de risco para o câncer de bexiga

Em todo o mundo, são registrados 430 mil novos casos de câncer de bexiga anualmente, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), e é o sexto tumor de maior incidência entre homens, e o 19° com as mulheres.  O tabagismo continua sendo o principal fator de risco para desenvolvimento da doença, estando associado em 50% a 70% dos casos.

De acordo com Andrey Soares, os outros fatores de risco são as infecções crônicas (a mais clássica pelo Schistosoma haematobium, endêmico em alguns países), a radioterapia prévia, a infecção por HPV, o uso de substâncias irritantes à bexiga, como a Ciclofosfamida, e o uso crônico de sonda vesical de demora.

Principais sintomas e tratamentos

Em geral, o principal sintoma é o sangramento e a dor ao urinar e a detecção precoce aumenta as possibilidades de cura. Em casos descobertos no início, o tratamento pode ser apenas uma raspagem no órgão.

“Quando a doença é diagnosticada no início e não for músculo-invasivo é realizada uma raspagem e o uso ou não de BCG, de acordo com as características do tumor. Se o mesmo estiver músculo-invasivo, os tratamentos ainda podem ser curativos e, em geral, uma combinação de cirurgia e quimioterapia. Já para os pacientes que não podem operar, é necessária a realização de radioterapia em conjunto com quimioterapia. Para aqueles com metastática, infelizmente, não tem cura. O nosso objetivo nesta fase é apenas aumentar a qualidade de vida do paciente. E é exatamente para esse último cenário que o Erdafitinib está chegando ao mercado com novas esperanças”, explica o oncologista.

Como explicado acima, a vacina da BCG (a mesma usada para tuberculose) é uma opção efetiva para o tratamento de câncer de bexiga. Mas o especialista faz um alerta, uma vez que estão sendo encontrados problemas com a produção dessa vacina no Brasil e no mundo, sendo importante ficar atento.

“Há uma série de drogas inteligentes surgindo no mercado e as perspectivas para o futuro são de melhorias no tratamento do câncer de bexiga”, comemora Andrey Soares.

Erdafinitib no Brasil

Em outubro, a Anvisa aprovou o medicamento para o tratamento de casos avançados ou metastáticos em que o tumor apresenta alterações genômicas. O Brasil é o segundo país a receber a aprovação.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Saiba como diagnosticar e tratar o câncer de bexiga com o Whitebook! O melhor aplicativo para tomada de decisão médica!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.