Câncer de cabeça e pescoço: veja os principais pontos da nova diretriz

A American Society for Radiation Oncology (ASTRO) publicou sua nova diretriz para o manejo do câncer de cabeça e pescoço.

Aproximadamente 70% dos casos recentes de câncer de cabeça e pescoço ocorrem em pacientes infectados pelo vírus do papiloma humano (HPV). A American Society for Radiation Oncology (ASTRO) fez uma revisão sistemática da literatura para publicar sua nova diretriz para o manejo da doença.

Para as novas recomendações, a ASTRO procurou responder as seguintes questões fundamentais para o tratamento bem sucedido do paciente:

1) Quando é apropriado adicionar terapia sistêmica à radioterapia definitiva no tratamento do câncer de cabeça e pescoço?
2) Quando é apropriado administrar radioterapia pós-operatória com e sem terapia sistêmica após cirurgia primária?
3) Quando é apropriado usar quimioterapia de indução no tratamento?
4) Quais são os regimes de dose, fracionamento e volume adequados com e sem terapia sistêmica no tratamento?

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

As principais recomendações são:

– A radioterapia definitiva sem terapia sistêmica fornece tratamento adequado para a maioria dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço em estágio inicial.

– Pacientes nos estágios IV e T3 N0-1 tratados com radioterapia definitiva devem receber cisplatina intermitente em altas doses simultâneas.

– Pacientes que recebem radioterapia adjuvante após ressecção cirúrgica para margens cirúrgicas positivas ou extensão extracapsular devem ser tratados com cisplatina intermitente em altas doses simultâneas; indivíduos com fatores de risco e intolerantes à cisplatina não devem receber terapia adjuvante concomitante.

– A quimioterapia de indução não deve ser administrada rotineiramente em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

– Para doentes no estágio IV e estádio T3 N0-1 inelegíveis para a terapia de quimiorradioterapia concomitante, recomenda-se a radioterapia de fracionamento alterado.

A entidade também destaca que “o manejo bem sucedido do câncer de cabeça e pescoço requer a colaboração de oncologistas de radiação, médicos e cirurgiões. Quando dados de alto nível não estiverem disponíveis para a tomada de decisão, as recomendações de tratamento devem incorporar valores e preferências do paciente para chegar à abordagem terapêutica ideal”.

Veja aqui todas as recomendações da ASTRO.

Referências:

  • Radiation therapy for oropharyngeal squamous cell carcinoma: Executive summary of an ASTRO Evidence-Based Clinical Practice Guideline. Sher, David J. et al. Practical Radiation Oncology. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/j.prro.2017.02.002

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades