Câncer de endométrio: o risco é maior em mulheres com sangramento pós-menopausa?

Qual é a prevalência de sangramento pós-menopausa em mulheres com câncer de endométrio e o risco de câncer de endométrio nessa população?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Qual é a prevalência de sangramento pós-menopausa em mulheres com câncer de endométrio e o risco de câncer de endométrio em mulheres com sangramento pós-menopausa? Foi o que objetivou responder um novo estudo publicado em agosto no JAMA Internal Medicine.

Para essa análise, pesquisadores reuniram estudos observacionais que relataram a prevalência de sangramento pós-menopausa em mulheres com câncer de endométrio e o risco desse tipo de câncer nessa população. No total, 129 estudos com 34.432 pacientes foram selecionados.

LEIA MAIS: Anticoncepcionais orais e risco de câncer – o que as evidências dizem

diagnostico medicina

Sangramento e câncer de endométrio

A prevalência combinada de sangramento pós-menopausa entre as mulheres com câncer endometrial foi de 91% (IC de 95%: 87% a 93%), independentemente do estágio do tumor. O risco conjunto de câncer endometrial entre mulheres com sangramento pós-menopausa foi de 9% (IC de 95%: 8% a 11%), com estimativas variando pelo uso de terapia hormonal (variação de 7% [6% a 9%] a 12% [9% a 15%]; p <0,001) e região geográfica (variação de 5% [3% a 11%] na América do Norte a 13% [9% a 19%] na Europa Ocidental; p = 0,09).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que:

  • Estratégias de detecção precoce voltadas para mulheres com sangramento pós-menopausa têm o potencial de identificar até 90% dos cânceres de endométrio;
  • No entanto, a maioria das mulheres com sangramento pós-menopausa não será diagnosticada com câncer de endométrio.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Clarke MA, Long BJ, Del Mar Morillo A, Arbyn M, Bakkum-Gamez JN, Wentzensen N. Association of Endometrial Cancer Risk With Postmenopausal Bleeding in WomenA Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Intern Med. Published online August 06, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.2820

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.