Câncer de mama: confira nova diretriz para manejo de pacientes HER2+

A American Society of Clinical Oncology revisou as diretrizes para o manejo de pacientes diagnosticados com câncer de mama em estágio avançado.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A American Society of Clinical Oncology (ASCO) revisou as diretrizes para o manejo de pacientes diagnosticados com câncer de mama e são positivos para o receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2). Um painel de pesquisadores revisou 622 artigos e publicações a fim de atualizar sua última diretriz, datada de 2014.

câncer de mama

Orientações sobre o câncer de mama

As recomendações são direcionadas aos oncologistas, cirurgiões, enfermeiros e profissionais de saúde para o tratamento de indivíduos com HER2+ com câncer de mama em estágio avançado, exceto naqueles com insuficiência cardíaca ou significativo comprometimento da fração de ejeção do ventrículo esquerdo.

As principais orientações da diretriz são:

  • O tratamento de primeira linha contra o câncer de mama deve ser realizado com trastuzumabe, pertuzumabe e taxane, a não ser que o paciente tenha alguma contra-indicação para a taxane. Nível de recomendação: forte.
  • Médicos devem recomendar terapia direcionada para o HER2+ combinada com fármacos de tratamento de primeira linha. Nível de recomendação: forte.
  • Se o câncer de mama em pacientes com o gene HER2+ progredir durante ou após o tratamento de primeira linha, médicos devem administrar trastuzumabe entansina como tratamento de segunda linha. Nível de recomendação: forte.
  • Se o paciente com gene HER2+ estiver sob terapia direcionada em combinação com quimioterapia, a quimioterapia deve ser aplicada por cerca de quatro a seis meses, ou mais, dependendo da resposta clínica ou da toxicidade e progressão do câncer de mama. Quando a quimioterapia terminar, médicos devem continuar o tratamento direcionado a pacientes com gene HER2+. Nível de recomendação: moderado.
  • Se o paciente que tiver iniciado a terapia direcionada ao câncer de mama HER2+ combinada com quimioterapia apresentar progressão no estágio do câncer ou a quimioterapia terminar, os médicos devem adicionar terapia endócrina ao tratamento direcionado. Nível de recomendação: fraco.
  • Em circunstâncias especiais, como presença de comorbidades e/ou presença de longos intervalos sem a presença da doença, os médicos devem oferecer terapia endócrina de primeira linha. Nível de recomendação: fraco.

Leia mais: Outubro rosa: quais os benefícios da atividade física no câncer de mama?

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Giordano SH et al. Systemic therapy for patients with advanced human epidermal growth factor receptor 2–positive breast cancer: ASCO clinical practice guideline update. J Clin Oncol 2018 Sep 10; 36:2736. (https://doi.org/10.1200/JCO.2018.79.2697)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades