Câncer de ovário: Sobrevida após quimioterapia intraperitoneal hipertérmica e cirurgia primária ou de intervalo

As mulheres que apresentam câncer de ovário, trompa de falópio e carcinoma peritoneal primário em geral são diagnosticadas já na fase de carcinomatose peritoneal, a de mais alta mortalidade. Aqui a taxa de sobrevida é em torno de 37 a 43% em cinco anos. O tratamento dessas fases avançadas envolve cirurgia citorredutora

As mulheres que apresentam câncer de ovário, trompa de falópio e carcinoma peritoneal primário em geral são diagnosticadas já na fase de carcinomatose peritoneal, a de mais alta mortalidade. Aqui a taxa de sobrevida é em torno de 37 a 43% em cinco anos. O tratamento dessas fases avançadas envolve cirurgia citorredutora seguida de quimioterapia adjuvante na tentativa de minimizar a doenças residual.

A sobrevida com o uso de quimioterapia intraperitoneal pode se estender por mais de dez anos. Entretanto, os efeitos colaterais dados pela presença do cateter, como dor abdominal, limitam seu uso a longo prazo.

A quimioterapia intraperitoneal hjpertérmica (HIPEC) envolve a administração de agentes quimioterápicos no intraoperatório antes que existam aderências que dificultem a chegada do medicamento em todas as partes do abdômen, podendo trazer enormes benefícios.

câncer de ovário

Estudo

O trial de fase 3 (fase 2 foi realizada em 2009 demonstrando viabilidade e segurança) foi publicado no JAMA Surgery de 9 de março de 2022 mostrando o estudo realizado na Coreia do Sul com um braço cego apenas em dois serviços oncológicos atendendo pacientes de estágios 3 e 4 de câncer de ovário com doença residual menor que 1,0 cm, randomizados num grupo recebendo cisplatina , 75 mg/m2 / 41,5ºC por 90 minutos e outro grupo controle. Um total de 184 pacientes (92 em cada grupo) foram acompanhadas para avaliar primariamente tempo de sobrevida geral e não progressão da doença.

O estudo em pacientes com tumores de ovário, trompa e primários de peritônio estádios 3 e 4, não encontrou melhora na sobrevida com diferença significativa entre os grupos. A hipertermia como tratamento sequencial naquelas pacientes reoperadas pode ser benéfica (esse é o primeiro trial) ao ativar o sistema imune por choque térmico, estimulando a imunidade inata das pacientes. Os resultados nos casos em que o tratamento primário associa citorredução com HIPEC não mostraram diferença em relação aos controles, diferentes dos pacientes com doenças recidivadas reoperados, que mostraram redução das taxas de recorrência e mortalidade.

Leia também: A salpingectomia oportuna previne o câncer de ovário?

Conclusão

Assim conclui-se que o uso da HIPEC necessita mais estudos nesses quadros de neoplasias avançadas com resultados promissores em pacientes mais graves ou recidivadas.

Referências bibliográficas:

  • Lim MC, Chang SJ, Park B, Yoo HJ, Yoo CW, Nam BH, Park SY; HIPEC for Ovarian Cancer Collaborators. Survival After Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy and Primary or Interval Cytoreductive Surgery in Ovarian Cancer: A Randomized Clinical Trial. JAMA Surg. 2022 Mar 9. doi: 10.1001/jamasurg.2022.0143. Epub ahead of print. PMID: 35262624.

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.