Câncer de Próstata: vigilância ativa ou tratamento específico?

Um estudo analisou qual estratégia deve ser adotada para auxiliar o paciente com câncer de próstata: vigilância ativa ou algum tratamento específico?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Urologistas de todo mundo têm se debruçado sobre a melhor forma de conduzir o tratamento de pacientes com câncer de próstata. A partir do diagnóstico positivo, uma das estratégias adotadas nos casos de baixo risco é a vigilância ativa. Porém, ainda não há consenso sobre a efetividade desta estratégia para casos de pacientes com câncer de próstata de risco intermediário e a discussão é sobre qual estratégia deve ser adotada: vigilância ativa ou algum tratamento específico?

câncer de próstata

Acompanhamento do Câncer de Próstata

Essa questão foi apresentada durante o Congresso da Associação Americana de Urologia realizado em maio de 2019, em Chicago, nos Estados Unidos. Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores canadenses fez o acompanhamento de 926 homens com câncer de próstata intermediário durante oito anos. Após cinco anos, 65% dos pacientes deixaram de ser acompanhados e foram submetidos a algum tipo de tratamento, por necessitar ou requerer terapia devido à evolução da doença para a forma mais intensa e/ou agressiva. Entre os pacientes que permaneceram em vigilância ativa, a mortalidade específica por câncer aos oito anos foi de 6%.

A sobrevida livre de tratamento, câncer específica e global foram estimadas com a utilização de métodos de função de incidência cumulativa. Fatores associados à sobrevida livre de tratamento e câncer específica foram avaliados com a utilização de modelos de riscos proporcionais a Cox, os quais se encaixavam às variáveis ao utilizar um processo de regressão progressiva passo a passo.

Leia maisEstudo demonstra melhora em pacientes com câncer de próstata metastático

A equipe concluiu que a vigilância ativa em casos de câncer intermediário pode ser uma opção para certos homens, mas não em todos os casos: o índice de mortalidade de 6% para os pacientes que permaneceram em vigilância ativa é alto. Além disso, mais de 65% dos homens que estavam em vigilância por cinco anos foram submetidos a algum tipo de tratamento.

“O estudo evidencia que é preciso avaliar cuidadosamente pacientes com câncer de próstata intermediário e, com certa preferência, indicar algum tratamento, porque há riscos de o tumor evoluir e levar o paciente ao óbito. Apenas em determinados casos, e quando muito bem avaliados, deve-se sugerir a vigilância ativa, sem tratamento”, diz o médico Marcelo Bendhack, doutor em Uro-oncologia pela Universidade de Düsseldorf, na Alemanha, um dos responsáveis pela avaliação do estudo apresentado pela equipe canadense no American Urological Association.
Principais desafios

O câncer de próstata ainda é a neoplasia mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram 68.220 novos casos no país, em 2018. A incidência da doença ainda é alta no Brasil e em outros países. Além do óbito (25% dos pacientes com câncer de próstata), 20% dos homens, mesmo em estágio avançado, não recebem diagnóstico. E um número considerável de pacientes, mesmo após tratamento, voltam a desenvolver a enfermidade.

Tratamento do câncer de próstata

Na conferência anual da Federação Mundial de Uro-Oncologia (WUOF), realizada em outubro de 2018, em Seul (Coreia do Sul), urologistas e uro-oncologistas de todo mundo debateram sobre as opções de tratamento para o câncer de próstata. Como aponta o Global Cancer Observatory (GCO), o número estimado de casos de câncer de próstata, para todas as idades, em 2040, será de 2.293.818, ante 1.276.106, estimativa de 2018. Na faixa etária até 69 anos, a expectativa é de 963.398 casos em 2040, (estimativa para 2018 foi de 650.367 casos), enquanto que a incidência na faixa acima dos 70 anos a estimativa é de 1.330.420, em 2040, ou seja, mais de 100% em relação a 2018 (625.739 casos).

“Entre as medidas para o combate ao câncer de próstata, ganham destaque a prevenção, o diagnóstico precoce e a qualidade de vida do paciente, durante o tratamento e após”, destaca Marcelo Bendhack, que também é presidente da Sociedade Latino-Americana de Uro-Oncologia (UROLA) e especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Segundo o médico, no que se refere ao tratamento e à qualidade de vida, a Federação Mundial de Uro-Oncologia (WUOF) tem observado técnicas inovadoras. Neste sentido, cada vez mais centros médicos de diversos países, inclusive no Brasil, têm adotado o Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU). A técnica é minimamente invasiva, sem a necessidade de introdução de instrumentos, agulhas ou sementes radioativas, e elimina também os riscos de transfusão sanguínea. As complicações cardiovasculares são praticamente inexistentes e o tempo de internação é menor, geralmente, de 12 a 24 horas.

“No que tange da qualidade de vida do paciente, o HIFU apresenta os menores efeitos colaterais, como incontinência urinária e disfunção erétil, em relação aos tratamentos convencionais, para o câncer de próstata localizado de baixo e médio risco. Os baixos índices de efeitos colaterais estão descritos na literatura médica, sendo de 0 a 2% para incontinência urinária e de 5 a 26% para disfunção erétil. Além disso, apresenta baixa taxa de mortalidade e alto índice de sobrevida livre de metástases aos dez anos, com taxas aceitáveis de morbidade”, conta Bendhack.

Conclusão

De acordo com estudos internacionais, o HIFU tem apresentado excelentes prognósticos, com taxa de sobrevida de 98-100% e livre de metástase em 94% dos casos, dez anos após o tratamento. No Brasil, o HIFU tem aprovação da Anvisa desde 2008, sendo realizado na rede particular desde 2011. Nos Estados Unidos, recebeu aprovação da FDA, em 2015.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades