Câncer no paciente com HIV: o que dizem as evidências

O câncer continua a ser uma causa importante de morbidade e mortalidade em pessoas com HIV em terapia antirretroviral efetiva.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com a terapia antirretroviral eficaz, a mortalidade de indivíduos com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) diminuiu substancialmente. Entretanto, o câncer continua a ser uma causa importante de morbidade e mortalidade em pessoas com HIV em terapia antirretroviral efetiva.

A avaliação da mortalidade por câncer pode ajudar na avaliação do impacto global do câncer em pessoas com HIV, na prevenção e no tratamento para o benefício da saúde pública.

Com o objetivo de investigar a contribuição do câncer na mortalidade de pessoas com HIV, um grupo de pesquisadores analisaram dados de 13 coortes norte-americanas.

Veja também: ‘HIV: estudo mostra sucesso na terapia antirretroviral injetável de ação prolongada’

O estudo incluiu 46.956 pessoas com HIV em terapia antirretroviral entre 1995 a 2009. A maioria era do sexo masculino (83,3%) e a mediana de idade foi de 42,5 anos no momento de entrada do estudo. Entre os indivíduos com status de tabagismo conhecido ou declarado, 75,5% eram fumantes. A prevalência do vírus da hepatite B e vírus da hepatite C foi de 7,0% e 23,7%, respectivamente.

Foram observados 1.997 cânceres incidentes e 8.956 óbitos, e 11,9% tiveram um câncer prévio. Aproximadamente 10% das mortes foram atribuídas ao câncer, mas esta fração aumentou ao longo do tempo. Os carcinomas mais comuns que levaram à mortalidade foram câncer de pulmão (2,3% das mortes), linfoma não-Hodgkin (2,0% das mortes) e câncer de fígado (0,9% das mortes).

Esses resultados destacam a importância contínua do câncer como causa de morte entre pessoas com HIV em terapia antirretroviral. O aconselhamento para cessação do tabagismo, o tratamento da hepatite B e C, e o rastreamento de malignidade devem ser considerados prioridades para os clínicos que cuidam desse subgrupo de pacientes.

E mais: ‘Risco cardiovascular em pacientes com HIV: devemos nos preocupar?’

Referências:

  • Eric A. Engels, Elizabeth L. Yanik, Willian Wheeler, M. John Gill, Meredith S. Shiels, Robert Dubrow, et al. Cancer-Attributable Mortality Among People With Treated Human Immunodeficiency Virus Infection in North America. Clinical Infectious Diseases. 2017, 65, 4, 2017, 636–643, https://doi.org/10.1093/cid/cix392

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags