Leia mais:
Leia mais:
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Dia Mundial do Câncer: como está palavra conversa com você
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos

Câncer ocular: qual a influência da pandemia por Covid-19 na evolução desses tumores?  

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nos últimos meses, a Academia Americana de Oftalmologia lançou uma reportagem com o título “Como a COVID aumentou os casos de remoção cirúrgica do olho?”. Segundo a notícia, Carol Shields, diretora do serviço de oncologia ocular no Wills Eye Hospital, na Filadélfia, teve uma queda dramática nos atendimentos em seu consultório em 2020 devido a pandemia da Covid-19. Poucos pacientes voltaram a aparecer em Junho. Em outubro, os pacientes começaram a aparecer com cânceres oculares mais avançados. Ela observou também um crescimento nos pacientes que já necessitavam de remoção cirúrgica do olho (enucleação). A enucleação é feita quando não existe outra forma de controlar o câncer. Isso aconteceu porque os pacientes se ausentaram dos exames oftalmológicos no início da pandemia e seus tumores evoluíram.  

Leia também: Cirurgia de catarata pode estar associada a um risco menor de demência

Geralmente o paciente vai a um oncologista ocular somente depois de passar por um oftalmologista geral e/ou especialista em retina que suspeita do tumor. Durante a pandemia, muitos tumores que poderiam ser descobertos precocemente só foram encontrados quando já estavam muito mais avançados.  

qual a influência da pandemia por covid-19 na evolução desses tumores 

Câncer ocular

Tumores oculares são raros e estima-se que em 2021 foram 3.320 novos casos de câncer ocular nos EUA, principalmente melanomas. Carol Shields relata que atende 8 a 10 novos casos de melanoma ocular por semana. Antes da pandemia a média de espessura era de 5 mm. Em 2020 começou a ver tumores maiores, com média de espessura de quase 9 mm em junho de 2020. Depois um segundo pico em outubro, com tumores ainda maiores. Alguns maiores que 18 mm.  

Ouça mais: Glaucoma agudo de ângulo fechado: caso clínico [podcast]

Antes da pandemia, quase 94% dos pacientes do Wills Eye Hospital com melanoma eram tratados com um de tipo de radioterapia. O restante era tratado com enucleação. No início de 2021 somente 88% foram elegíveis a radioterapia. A taxa de remoção aumentou para 12%, o dobro da pré pandêmica. Carol Shields tinha 1-2 enucleações por semana antes da Covid-19, em 2021 fazia 4-5 enucleações em algumas semanas. Ela também relata maior número de crianças pequenas com casos avançados de retinoblastoma.  

Mensagem final

Os sintomas de câncer ocular em adultos são vagos e geralmente indolores. Os principais são borramento visual, flashes de luz ou defeito do campo visual. A dor ocular geralmente é mais tardia. Crianças com retinoblastoma podem ter estrabismo, leucocoria (reflexo pupilar branco) e nistagmo (movimentos incoordenados do olho).  A melhor forma de evitar uma nova onda de cânceres oculares avançados seria manter o acompanhamento oftalmológico regular de crianças e adultos.  

Referencias bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.