Características clínicas de pacientes com coronavírus e sintomas gastrointestinais

Em dezembro de 2019, um novo coronavírus, denominado de SARS-CoV-2, começou a circular na China, levando, posteriormente a uma pandemia.

Em dezembro de 2019, um novo coronavírus, denominado de SARS-CoV-2, começou a circular na China, levando, posteriormente a uma pandemia. Até o momento, sabe-se que a doença associada ao coronavírus 2019 (Covid-19) se caracteriza por uma pneumonia de padrão intersticial, com amplo espectro de gravidade, sendo comum a presença de febre, tosse e dispneia. Pouco se conhece sobre as manifestações extra-pulmonares.

Manifestações gastrointestinais do novo coronavírus

Recentemente, Pan e colaboradores avaliaram as características clínico-epidemiológicas da infecção por SARS-CoV-2 de 204 pacientes internados em três hospitais de Hubei, China, com enfoque nos sintomas gastrointestinais à admissão.

Foram incluídos 107 homens e 97 mulheres, com média de idade de 54,9 anos. Noventa e nove (48,5%) pacientes apresentaram uma ou mais queixas gastrointestinais. Desses, 92 desenvolveram sintomas respiratórios associados e sete manifestaram a doença somente com sintomas digestivos (3%). As principais manifestações gastrointestinais foram: anorexia (83,3%), diarreia (29,3%), vômito (0,8%) e dor abdominal (0,4%).

Excluindo os casos de anorexia, cerca de 20% dos pacientes tiveram alterações gastrointestinais. Os casos de diarreia, geralmente, foram leves, com até 3 evacuações/dia, fezes líquido-pastosas, em pequeno volume. Enquanto indivíduos sem alterações gastrointestinais demoraram cerca de 7,3 dias entre o início dos sintomas e a admissão hospitalar, aqueles pacientes com sintomas relacionados ao sistema digestório demoraram 9 dias (p=0,02).

Acredita-se que essa diferença reflita atraso no diagnóstico, uma vez que as definições de caso até o momento consideram sintomas respiratórios. A taxa de cura seguida de alta hospitalar, durante o período do estudo, foi maior nos pacientes sem sintomas digestivos (60% x 34,4%), o que pode indicar maior gravidade dos pacientes com alterações intestinais, seja por maior carga viral ou pelo atraso no diagnóstico. A taxa de mortalidade foi de 19,2% e 16,2% nos indivíduos com e sem manifestações gastrointestinais, respectivamente.

Existem várias teorias para explicar a presença de sintomas gastrointestinais em pacientes com Covid-19:

  • Dano indireto pela resposta inflamatória sistêmica;
  • Dano direto aos enterócitos – estudos prévios revelam a presença de ácido nucleico viral nas fezes de 53,4% dos pacientes;
  • Alteração de microbiota intestinal pela infecção viral;
  • Alteração no sistema imune das mucosas (eixo pulmão-intestino).

Leia mais:

Conclusões

Pacientes com Covid-19 apresentam sintomas gastrointestinais em cerca de 50% dos casos, sendo possível que essas sejam as únicas manifestações presentes durante a infecção. Pacientes com alterações gastrointestinais são diagnosticados mais tardiamente e, aparentemente, apresentam pior prognóstico.

Médicos devem considerar a possibilidade de doença pelo coronavírus em pacientes com diarreia e febre, mesmo sem sintomas respiratórios.

Referência bibliográfica:

  • Pan L, et al. Clinical characteristics of COVID-19 patients with digestive symptoms in Hubei, China: a descriptive, cross sectional, multicenter study. Am J Gastroenterol. 2020. Ahead of print.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.