Cardiologistas são convocados para ajudar população do Amazonas via telemedicina

Médicos cardiologistas e residentes de todo o país estão sendo convocados para ajudar a população do Amazonas via telemedicina pela SBC.

Médicos cardiologistas e residentes de todo o país estão sendo convocados para ajudar a população do Amazonas via telemedicina pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A entidade lançou no final de janeiro a ação solidária SOS Coração Amazonas, para apoiar na assistência médica à população amazonense.

Sessões de telecardiologia estão sendo realizadas para auxiliar no atendimento prioritário aos pacientes amazonenses com doenças cardiovasculares, que contraíram ou não Covid-19, durante o período de crise de emergência em saúde pública.

Para tanto, está sendo disponibilizada uma plataforma de telemedicina para somar esforços com os profissionais de saúde voluntários para atender a quem necessita e não pode recorrer ao atendimento presencial.

Leia também: Teoria da imunidade de rebanho para Covid-19 funciona?

Taxa de letalidade

A iniciativa visa orientar pacientes cardiológicos e facilitar o acesso aos profissionais de cardiologia, além de auxiliar os portadores de comorbidades associadas às doenças cardiovasculares, cuja taxa de letalidade é de até 10,5% quando contraída a infecção por Covid-19, a buscar orientação e atendimentos adequados.

O presidente da SBC, Marcelo Queiroga, ressaltou durante o webinar de lançamento da campanha a importância de os médicos alertarem os pacientes cardiopatas sobre os riscos e a necessidade de se cuidarem e se protegerem da Covid-19, assim como seguir seus tratamentos específicos, conforme prescrição médica, e buscar auxílio médico, caso seja necessário.

Como participar da força-tarefa pelo Amazonas

Para participar da força-tarefa SOS Amazonas, cardiologistas e residentes de cardiologia em serviços de saúde credenciados pela SBC em todo o país devem acessar a plataforma virtual disponível neste link: e realizar o cadastro para o serviço voluntário.

Os residentes que participarem da ação solidária somarão pontos para o concurso do Título de Especialista em Cardiologia (TEC), promovido pela SBC. A divulgação desta pontuação estará descrita no edital da prova do TEC de 2021.

Saiba mais: Covid-19: entidades médicas preparam força-tarefa para atuar em Manaus

O cadastramento dos pacientes de doenças cardiovasculares amazonenses para o atendimento à distância está sendo realizado diretamente na plataforma de telecardiologia pela prefeitura de Manaus e pela direção do Hospital Universitário Francisca Mendes.

Aumento de notificações de óbitos por doenças cardíacas

A pandemia causada pelo novo coronavírus, que já causou a morte de mais de 240 mil brasileiros, transformou 2020 no ano mais mortal da história do país. Nunca tantos brasileiros vieram a óbito em um único ano, e nunca houve uma variação anual de óbitos tão grande como a ocorrida na comparação entre 2019 e 2020.

Segundo os dados do Portal da Transparência, plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os óbitos registrados por todos os cartórios do país em 2020 totalizaram 1.443.405 milhão, 8.3% a mais que no ano anterior, superando a média histórica de variação anual de óbitos no Brasil que era, até 2019, de 1,9% ao ano.

Outras doenças também registraram aumento considerável na variação entre os anos de 2019 e 2020. No caso das doenças cardíacas, muitas vezes relacionadas à Covid-19, a comparação entre 2019 e 2020 aponta uma elevação de 5,1%, passando de 270.203 para 284.117.

Dentre as doenças cardíacas, o registro que apontou maior crescimento foi o de mortes por causas cardiovasculares inespecíficas, que cresceram 28,8% entre os anos, sendo que o aumento dos óbitos em domicílio é uma das explicações para o diagnóstico inespecífico dos óbitos causados por doenças cardíacas.

As mortes por causas cardíacas fora de hospitais também dispararam em 2020, com registro de aumento de 26,9% na comparação com o ano anterior. Neste tipo de enfermidade, o maior aumento aconteceu nas chamadas causas cardiovasculares inespecíficas (67,8%), muito em razão de o falecimento ocorrer sem assistência médica, dificultando a qualificação da enfermidade. Também cresceram os óbitos em casa por acidente vascular cerebral (AVC), aumento de 26,3%, e infartos, que cresceram 3,2%.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.