Cardiomiopatia Hipertrófica: uma das principais causas de morte súbita em atletas

A MCH é uma das principais causas de morte súbita em atletas relacionada com exercício e o esporte em indivíduos com menos de 35 anos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No último dia 12 de julho, o jogador de futebol profissional Adilson Warken, 32 anos, volante do Atlético-MG, anunciou sua aposentadoria do futebol em razão de uma miocardiopatia hipertrófica (MCH). Assim, acendeu-se um alerta sobre a doença e o porquê ela teria sido tardiamente diagnosticada. Vamos a literatura para correlacionar essa doença ao esporte.

“A MCH é uma das principais causas de morte súbita em atletas relacionada com exercício e o esporte em indivíduos com menos de 35 anos”

Essa é a primeira frase do tópico da diretriz sobre MCH. Esta evidencia a importância dessa enfermidade no dia-a-dia de quem trabalho com atletas de alta performance. Algumas evidências são interessantes e mostram que 10,3% dos óbitos com atletas são causados por MCH. E, desses, 27,5% possuíam coração normal.

Conceitua-se a doença por ter base genética, autossômica dominante. E se caracteriza por um desarranjo miofibrilar dos miócitos, apresentando hipertrofia assimétrica com ou sem obstrução da via de saída. 

Os portadores da MCH podem ser totalmente assintomáticos ou apresentar sintomas como: lipotimia, síncope, palpitações e angina. Isso se correlaciona ao esporte por aumento da demanda miocárdica ou obstrução da via de saída. Além disso, é possível diagnosticar por alguns testes e exames, como:

Teste Genético

Os testes genéticos vêm mudando o olhar sobre essa doença. Já estão mapeados mais de 1700 mutações genéticas. Os genes da cadeia pesada da betamiosina (MYH7) e da miosina carreadora da proteína C (MYBPC3) são os mais frequentes. Nesses casos, aconselhamento genético por equipe multidisciplinar se faz necessário.

ECG

Há alterações características no segmento ST e na onda T, inversão de onda T, sendo profundas nas derivações laterais. Além dessas alterações, é possível verificar o aumento atrial esquerdo, com prolongamento da onda p > 120 ms nas derivações I e II, com porção negativa da onda p >= 1 mm na derivação V1 e BRE, podendo sugerir MCH.

Ecocardiograma

Método fundamental na avaliação da MCH. Pois, além do grau da hipertrofia, pode determinar o gradiente entre VE e a aorta, alterações da valva mitral, como movimento anterior sistólico da mitral e padrões de alteração da função diastólica. É importante a integração de informações como distribuição da hipertrofia, espessamento parietal, tamanho das cavidades, função diastólica pelo doppler tissular e história familiar. Os atletas apresentam menor espessura de parede de VE, maior diâmetro diastólico final e maior fração de ejeção. Porém, há uma zona cinzenta (13 a 15 mm), como mostra a tabela abaixo, que sugere atenção a alguns pontos.

Saiba mais: Cardiomiopatia hipertrófica e o risco de morte súbita

Ressonância Magnética Cardíaca

A RNM vem ganhando papel de destaque no diagnóstico por imagem na MCH. Isso acontece por esse exame ser considerado padrão ouro em casos de dúvida diagnóstica. No exame, é possível visualizar mudanças sutis na espessura e na contratilidade do VE ao longo do tempo. Além disso, é capaz de detectar áreas de fibrose, assim como auxilia no diagnóstico diferencial entre amiloidose e sarcoidose.

Teste Ergométrico e Teste Cardiopulmonar

O TE apresenta seu valor no prognóstico do paciente. Uma das alterações que é possível ver são alterações no segmento ST, que podem indicar isquemia sem ter alteração nas coronárias. Geralmente, utiliza-se o protocolo de rampa, individualizado, sendo feito para durar de 8 a 12 minutos. 

O TECP pode estratificar os doentes com relação a morbimortalidade e auxiliar atletas que se encontram na zona cinzenta, entre a hipertrofia fisiológica do coração do atleta e a patológica da MCH. Isso é possível pois esse teste consegue mensurar o consumo de oxigênio e o pulso de oxigênio de pico. Atletas possuem consumo de pico de oxigênio mais elevado do que atletas com MCH.

Logo, é comum, e há relatos de atletas de descobriram a doença após a aposentadoria, indicando que a MCH não necessariamente irá causar morte súbita. Porém, é importante ressaltar que o exercício intenso pode ser um gatilho para arritmias graves, aumento da obstrução da via de saída do VE e/ou isquemia por compressão dos pequenos vasos e pode causar morte súbita. 

Sendo assim, atletas com diagnóstico provável devem ser excluídos dos esportes competitivos. Exceto, os de baixo risco, que podem participar de esportes como golfe, bilhar, boliche e tiro.

 

Referências:

  • Ghorayeb N, Stein R, Daher DJ, et al. Atualização da Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte. Arq Bras Cardiol. 2019; 112(3):326-368.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades