Leia mais:
Leia mais:
Segurança e imunogenicidade de uma vacina para HIV-1: resultados de um estudo de fase 1
Lenacapavir se mostra opção de antirretroviral eficaz em terapia de resgate
Quatro décadas enfrentando o HIV: em que pé estamos?
Categoria Abordagem à População de Rua chega ao Nursebook! [Blog do Nurse]
Conteúdos novos e atualizados no Whitebook: veja destaques da semana

Caso clínico: Casal sorodiscordante com desejo de engravidar – Parte I

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

M., de 28 anos, procura atendimento com sua equipe de Saúde da Família pois deseja engravidar. Ela vem acompanhada do marido, R., de 33 anos, que é infectado pelo HIV. Ele mantém acompanhamento regular na unidade e possui carga viral indetectável há mais de um ano. Já M. nega a doença e possui teste rápido negativo realizado há três meses.  

M. relata que ficou sabendo que existe um “tratamento preventivo” para o HIV que poderia ser oferecido pelo SUS para casais sorodiscordantes. Conta que essa notícia a deixou “mais esperançosa de poder ter um filho saudável” com R.. O casal refere que mantém relações sexuais apenas entre eles e que não têm o costume de usar camisinha, mesmo tendo sido orientados a fazer uso da mesma. A última relação aconteceu dois dias antes da visita, também sem o uso do preservativo.

engravidar

Quiz

Quiz PEBMED

Confira a parte II deste caso clínico.

Autores:

  • Renato Bergallo. Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) ⦁ Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Administração em Saúde (UERJ) ⦁ Mestre em Saúde da Família (UFF) ⦁ Doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) ⦁ Professor da disciplina de Saúde da Família e gerente do Centro de Saúde Escola Lapa da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá.
  • Mariana Marins. Enfermeira, especialista em saúde da família. Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência na gestão de unidade básica de saúde no Município do Rio de Janeiro e atualmente Gestora em Saúde no Município de Maricá.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.