Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Caso clínico: descarga papilar tipo “água de rocha”

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Paciente do sexo feminino, 55 anos, sobrepeso, sedentária, em tratamento com cardiologista devido dislipidemia. Procura ginecologista devido descarga papilar tipo “água de rocha”.

Ao exame físico: paciente em bom estado geral, hipocorada (+/4+), afebril, acianótica e anictérica. Mamas sem nódulos palpáveis, porém mama direita apresentando descarga papilar tipo “água de rocha”. Ausência de tumorações axilares palpáveis.

Solicitado mamografia bilateral com o seguinte resultado: nódulo oval, hiperdenso, com margens espiculadas (CATEGORIA BI-RADS 5) em quadrante superolateral de mama direita; ausência de linfonodomegalia no presente exame.

descarga papilar tipo “água de rocha”

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Qual o diagnóstico e conduta?

Durante a consulta ginecológica o médico deve suspeitar de câncer de mama nesta paciente, primeiro pela queixa de descarga papilar tipo “água de rocha”, segundo por ela apresentar os seguintes fatores de risco: sobrepeso e sedentarismo, e terceiro, pelo exame físico da paciente em questão. Além disso, a idade da paciente é a de maior prevalência de câncer de mama no Brasil de acordo com o INCA (2019).

A mamografia classificada como categoria BI-RADS 5 é altamente suspeita de malignidade. Sendo mandatório realizar biópsia do nódulo para estudo histopatológico. Esta biópsia deve ser realizada por um mastologista, e a paciente deve manter acompanhamento com o mesmo, juntamente com o oncologista clínico. É importante ressaltar que a paciente deve ser assistida por equipe multidisciplinar, de acordo com o INCA (2019) esse cuidado aumenta a qualidade de vida da paciente e as chances de cura do câncer de mama.

Autora: 

Veja outros casos clínicos:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar