Caso clínico: mulher com edema labial e periorbital

Paciente comparece à emergência relatando ter acordado no trabalho com edema periobital e em lábios. Além disso, tem “sensação de aperto na garganta”.

Paciente 49 anos, enfermeira, comparece à emergência relatando ter acordado no trabalho com edema periobital e em lábios. Além disso, tem “sensação de aperto na garganta”. Refere que este é o segundo episódio deste tipo de edema, mas que eventualmente apresenta urticárias pelo corpo.

Qual a melhor abordagem deste caso na emergência?

Trata-se de um caso de angioedema, que é um edema autolimitado e localizado na pele ou nos tecidos das mucosas. Pode ocorrer isoladamente, acompanhado de urticária ou como componente da anafilaxia.

Os objetivos do tratamento de emergência do angioedema são, primeiramente, manter uma via aérea patente e interromper a progressão da doença. O edema da laringe pode ocorrer rapidamente. Nesses casos, uma via aérea definitiva, como um tubo endotraqueal, deve ser estabelecida. Se a via aérea não puder ser efetivamente protegida com um tubo endotraqueal, é indicada uma via aérea cirúrgica, geralmente na forma de uma cricotireoidostomia de emergência.

Com o paciente estável, você responderá a seguinte questão: há urticária presente?

  1. Se a resposta for sim, pense em uma possível exposição alérgica (inseto, látex, medicação, alimentos)
  2. Caso a resposta seja não, deve-se atentar para investigação de angioedema hereditário, angioedema adquirido ou uso de inibidores de enzima conversora de angiotensina.

A paciente do caso, apresentava história de urticária e relação importante com o aparecimento das lesões no ambiente de trabalho. Pensamos em algumas exposições possíveis, como látex e insetos.

Foi medicada com anti-histamínicos e corticosteroide, apresentando melhora do quadro. Não teve acometimento da via aérea a ponto de necessitar de adrenalina (IM). Recebeu alta com orientação de procurar um imunologista para continuidade da investigação, além de prescrição de adrenalina autoinjetável.

Veja outros casos clínicos:

Referência bibliográfica:

  • An overview of angioedema: Clinical features, diagnosis, and management. Author: Bruce Zuraw.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags