Caso Clínico: nó verdadeiro de cordão

O caso clínico de hoje é o de paciente jovem que dá entrada na emergência com sangramento transvaginal moderado e cólica intensa. Qual será o diagnóstico?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Paciente sem comorbidades, pré-natal de risco habitual, diagnosticada com óbito fetal em gestação a termo. Ao nascimento, evidenciada a seguinte imagem.

Qual o diagnóstico?

Nó verdadeiro de cordão! 

Foto: Acervo Pessoal da Dra Mariana Carpilovsky

Os nós verdadeiros de cordão são raros, ocorrendo em cerca de 1% das gestações. São decorrentes da movimentação fetal e podem impedir o fluxo de sangue nos vasos do cordão. São particularmente comuns e perigosos em gestações gemelares monoamnióticas, mas também podem ocorrer em gestações únicas. 

Em geral, os nós verdadeiros são frouxos e únicos e não trazem nenhuma repercussão clínica. Nós justos e/ou múltiplos em gestações únicas aumentam o risco de óbito intra-útero entre 4 e 10 vezes, especialmente no segundo trimestre de gestação e se o cordão for longo.

O diagnóstico pré-natal não é fácil de ser realizado. À ultrassonografia, pode-se evidenciar imagem similar a um “trevo de quatro folhas”. Porém, esse sinal é pouco específico, podendo estar presente também nos falsos nós. O uso do Doppler pode ser útil quando há suspeita dessa anormalidade. 

Durante o trabalho de parto, fetos com nós verdadeiros podem apresentar traçados anormais na cardiotocografia. Entretanto, não há aumento da taxa de cesariana e os valores acido-básicos no sangue do cordão em geral são normais. 

Na foto abaixo, nota-se a presença de um nó frouxo de cordão, evidenciado ao nascimento de RN vivo, a termo, após trabalho de parto espontâneo. Nesse caso, não houve anormalidades durante o trabalho de parto.

Foto: Acervo Pessoal da Dra Julianna Vasconcelos

Confira mais casos:

 

Referências: 

  • Cunningham et al – Obstetrícia de Williams 24a edição

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.