O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.
Paciente 57 anos, feminina, hipertensa, diabética e obesa, com quadro de otite média crônica evoluiu com rebaixamento de consciência de rápida instalação, febre e hemiparesia à direita.
Paciente realizou ressonância magnética de crânio.
Qual é o diagnóstico?
As imagens confirmam empiema subdural.
Desfecho do caso
Paciente apresentou à ressonância extensa coleção de pus que foi drenada pelo serviço de neurocirurgia. A coleção foi proveniente de uma mastoidite à esquerda, após drenagem e antibioticoterapia ela evoluiu com melhora do quadro.
Laudo da ressonância:
- Sinais de otomastoidite à esquerda com empiema subdural que comprime o parênquima cerebral adjacente e determina leve desvio contralateral da linha média.
- Focos de restrição à difusão na corticalidade adjacente à coleção parafalcina esquerda do parênquima cerebral, podendo representar alteração inflamatória/infecciosa reacional.
Comentário das imagens:
- As setas vermelhas indicam a coleção de pus e sua extensão;
- A seta azul apresenta a densidade do líquor em comparação com a densidade da coleção.
Veja outros casos:
- Caso clínico: Paciente com lesões violáceas disseminadas, diarreia e edema de membros inferiores
- Caso clínico: sorologia IgM, transitória e isoladamente, reagente em paciente sem sintomas
- Caso clínico: prurido ocular é sempre alergia?
Autor(a):
Gratidão pela partilha vejo a neurociência uma aliada fundamental na expansão da compreensão do cérebro essa caixa preta (até pouco tempo) do complexo ser humano .
Vi que é cardiologista, mas também clínico geral isso mantém a visão maior da saúde.