Caso clínico: Sífilis adquirida (diagnóstico com cicatriz sorológica)

Paciente de 33 anos, sexo feminino, vem ao pronto-socorro com queixa de episódios de febre intermitente e perda de peso.

Paciente de 33 anos, sexo feminino, vem ao pronto-socorro com queixa de episódios de febre intermitente e perda de peso ao longo dos últimos seis meses, sendo internada para investigação clínica. A paciente refere relações sexuais sem proteção com três parceiros ao longo dos últimos dois anos, sem contato com os mesmos. Refere que soube que um deles morreu no último ano, mas não sabe a causa. Refere já ter tomado Penicilina G benzatina para tratar uma “ferida na genitália”, que foi curada há mais de um ano. Não apresenta alterações evidentes ao exame físico. Em exames laboratoriais iniciais se tem um teste rápido positivo para HIV e um teste não treponêmico com titulação de 1:4.

sifilis

Quiz

Quiz PEBMED

Referências bibliográficas:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com-infeccoes

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.