Página Principal > Caso Clínico > Caso clínico: uma massa abdominal diferente
tomografia abdominal

Caso clínico: uma massa abdominal diferente

Paciente hipertenso, 80 anos, comparece à emergência queixando-se de “bola na barriga” indolor, mas que o preocupa, pois “tem muita gente com câncer”. Quando questionado sobre há quanto tempo havia a massa, ele responde que a reparou há muitos anos.

Ao exame, palpa-se massa com consistência pétrea em epigástrio, imóvel e indolor. Sem outras alterações relevantes no exame físico. Nega emagrecimento, perda de apetite ou alterações do hábito intestinal.

Solicitada uma tomografia abdominal, que revelou as imagens:

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

 

Que alteração podemos observar?

Trata-se de uma anomalia do apêndice xifoide.

As variações e anomalias do esterno foram identificadas no passado durante estudos de autópsia ou cadáveres. Recentemente, um número crescente de variações menores do esterno foram relatadas com o advento da tomografia computadorizada. Embora existam muitas variações esternal que ocorrem com aparência e prevalência variáveis, a maioria delas não é reconhecida ou está subnotificada durante a imagem de rotina do tórax. A identificação das variações do esterno é importante para se diferenciar condições patológicas e prevenir complicações fatais antes de intervenções esternais, como aspiração de medula ou acupuntura.

Autora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.