Caso clínico: uma massa abdominal diferente

Paciente hipertenso, 80 anos, comparece à emergência queixando-se de “bola na barriga” indolor, mas que o preocupa, pois “tem muita gente com câncer”.

Paciente hipertenso, 80 anos, comparece à emergência queixando-se de “bola na barriga” indolor, mas que o preocupa, pois “tem muita gente com câncer”. Quando questionado sobre há quanto tempo havia a massa, ele responde que a reparou há muitos anos.

Ao exame, palpa-se massa com consistência pétrea em epigástrio, imóvel e indolor. Sem outras alterações relevantes no exame físico. Nega emagrecimento, perda de apetite ou alterações do hábito intestinal.

Solicitada uma tomografia abdominal, que revelou as imagens:

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

 

Que alteração podemos observar?

Trata-se de uma anomalia do apêndice xifoide.

As variações e anomalias do esterno foram identificadas no passado durante estudos de autópsia ou cadáveres. Recentemente, um número crescente de variações menores do esterno foram relatadas com o advento da tomografia computadorizada. Embora existam muitas variações esternal que ocorrem com aparência e prevalência variáveis, a maioria delas não é reconhecida ou está subnotificada durante a imagem de rotina do tórax. A identificação das variações do esterno é importante para se diferenciar condições patológicas e prevenir complicações fatais antes de intervenções esternais, como aspiração de medula ou acupuntura.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades