Casos de diabetes no Brasil aumentam 26,61% em dez anos, revela levantamento

Nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de casos de diabetes no Brasil, segundo dados do Atlas do Diabetes.

Nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no Brasil, segundo dados do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Atualmente, o país ocupa a sexta posição mundial, com previsão de chegar a 643 milhões em 2030 e a 784 milhões em 2045. 

Outro dado importante revelado é que o custo estimado da doença no Brasil é de 42,9 bilhões de dólares por ano, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos, com US$ 165,3 bi e US$ 379,5 bi, respectivamente. 

O levantamento, que é realizado a cada dois anos, revelou também que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global. 

A nova edição do Atlas estima que somente no país cerca de cinco milhões de pessoas (31,9%) não saibam que estão com diabetes. A prevalência global da doença atingiu 10,5%, com quase metade (44,7%) sem diagnóstico. 

Especialistas alertam que a alta incidência de diabetes no Brasil está diretamente relacionada à obesidade causada, muitas vezes, por alimentação de baixa qualidade somada ao sedentarismo.

casos de diabetes dm 2

Confira outros dados divulgados: 

  • Estima-se que 537 milhões de adultos com idades entre 20 e 79 anos vivem atualmente com diabetes, representando 10,5% da população mundial nessa faixa etária. É previsto que o número total aumente para 643 milhões (11,3%) até 2030 e 783 milhões (12,2%) até 2045;
  • Estima-se que 240 milhões de pessoas vivem com diabetes não diagnosticada em todo o mundo, o que significa que quase um em cada dois adultos com diabetes desconhece que têm a condição;
  • Quase 90% dos indivíduos com diabetes não diagnosticado vivem em países de baixa e média renda;
  • Na África, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental, mais da metade das pessoas com diabetes não são diagnosticados;
  • Mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes têm diabetes tipo 1. Mais da metade (54%) têm menos de 15 anos de idade;
  • A incidência de diabetes ficou estável ou diminuiu no período de 2006 até 2017 em mais de 70% da população principalmente de alta renda, de acordo com uma revisão sistemática da literatura;
  • Mais de 80% dos países relataram incidência de diabetes em declínio ou estável desde 2010.

Ouça agora: Diabetes tipo 2: em que momento utilizar a insulina como recurso terapêutico? [podcast]

Diabetes crescem mais rapidamente entre mulheres durante a pandemia 

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) também alertou recentemente para o avanço do diabetes na população brasileira, principalmente entre as mulheres. 

O coordenador do Departamento de Saúde Digital, Telemedicina e Tecnologia em Diabetes da SBD, endocrinologista Márcio Krakauer, apontou em entrevista ao portal da entidade que apesar de, tradicionalmente, as mulheres apresentarem maior cultura de acompanhamento médico, o cenário de dificuldades sociais e econômicas, observado nos últimos anos, atingiu a população feminina com maior intensidade – com potencial impacto em suas condições para prevenção do diabetes, como acesso à alimentação de qualidade, prática de atividades físicas regulares, entre outros. 

O especialista apontou que as facilidades cotidianas contribuem para o sedentarismo, visto que a demanda física tende a ser cada vez menor para a execução das mesmas atividades. “Precisamos criar uma cultura ativa ligada ao bem-estar e à saúde preventiva. A prática de atividades físicas e alimentação saudável podem se tornar elementos de prazer quando associados à rotina e preferência de cada pessoa”, disse Márcio Krakauer. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags