Casos de insuficiência renal com alterações neurológicas são investigados

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais emitiu uma nota técnica sobre investigação de casos de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais emitiu recentemente uma nota técnica a respeito da investigação de casos de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas de etiologia a esclarecer. A nota foi direcionada aos profissionais de emergência, para que fiquem atentos ao surgimento de novos casos com estas características.

Sobre os casos

Tudo começou após a notificação de um caso ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde CIEVS-MINAS em 30 de dezembro de 2019. O paciente que estava internado em um hospital particular em Belo Horizonte, apresentava insuficiência renal aguda com alterações neurológicas sem causa definida. No dia seguinte, foi notificado um segundo caso com a mesma sintomatologia, internado em hospital de Juiz de Fora.

Após estes casos suspeitos, foi desencadeada uma investigação com o objetivo de esclarecimento diagnóstico e busca de novos casos. Segundo a nota, até 06/01/2020 foram notificados 7 casos suspeitos com sintomas semelhantes e início mais precoce iniciando em 19/12/2019.

Leia também: Dengue: caso de transmissão sexual é confirmado na Espanha

Os dados iniciais trazem as seguintes informações:

  • 100% dos pacientes são do sexo masculino;
  • Mediana de idade 49 anos (23 a 76 anos);
  • Cinco residentes em Belo Horizonte, um em Ubá e um em Nova Lima; seis deles internados em hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte e um em Juiz de Fora;
  • A média de dias entre início dos primeiros sintomas e a internação foi de 2,5 dias;
  • Todos com insuficiência renal aguda de rápida evolução (até 72 horas) e alterações neurológicas centrais e periféricas.

Há alguns exames laboratoriais em andamento para pesquisa de arboviroses, febres hemorrágicas, infecções bacterianas e fúngicas sistêmicas, doenças neuroinvasivas, intoxicações exógenas, dentre outras. Os resultados ainda não foram conclusivos.

Quais são os casos suspeitos segundo a nota técnica?

Definição de caso:  “Indivíduo que a partir de primeiro de dezembro de 2019, iniciou com sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vomito e/ ou dor abdominal) associados a insuficiência renal aguda grave de evolução rápida (em até 72 horas) seguida de uma ou mais alterações neurológicas: paralisia facial, borramento visual, amaurose, alteração de sensório, paralisia descendente.”

Leia também: Insuficiência renal aguda no choque séptico: quando começar a diálise?

Os casos suspeitos exigem notificação imediata (em até 24 horas) ao CIEVS BH (para os casos de Belo Horizonte) e CIEVS Minas (para o restante do Estado) pelo telefone e e-mail. Para casos fora dessas regiões, também é importante que haja a notificação ao serviços de vigilância responsáveis.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.