Infectologia

Casos de sarampo nas Américas aumentam e OMS faz alerta na região.

Doença altamente contagiosa, o sarampo está causando problemas a América. Com um total de 11 países com casos de sarampo na região, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou um alerta para lembrar a todos sobre importância de vacinação dos moradores nessas regiões. O alastramento da doença tem relação com os intensos fluxos migratórios que estão acontecendo nesses locais.

Sarampo ainda é uma ameaça

A Venezuela apresenta o maior número de casos: 279 no total. Como o Brasil tem recebido muitos migrantes do país vizinho, nós aparecemos em segundo lugar nesse ranking, com 46 pessoas infectadas pelo sarampo. Desse montante, 8 são de Roraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela e que é uma das que mais recebe esses cidadãos venezuelanos. Outro estado com um número grande de casos de sarampo é o Amazonas, que apresentou 4 casos da doença.
Para tentar barrar o avanço da doença em solo brasileiro, o Ministério da Saúde organizou uma campanha nas áreas que estão sofrendo mais com essa doença. A vacina se destina principalmente para os que não foram vacinados e que tenham entre 6 meses e 49 anos de idade.  A OMS divulgou uma nota informando que está trabalhando em conjunto com um posto de vacinação na cidade de Pacaraima, próxima a Venezuela.

Além de Venezuela e Brasil, países como os Estados Unidos, a Colômbia, o Canadá, o México, Antígua e Barbuda, o Equador, a Guatemala, a Argentina e o Peru também tiveram alguns cidadãos infectados. Os casos nos Estados Unidos, México, Canadá, Antígua e Barbuda e na Guatemala foram importados ou  associados com a importação

É importante lembrar que no ano de 2016, toda a América recebeu um certificado da Organização Pan-Americana de Saúde atestando que a região estava livre da doença. A América foi o primeiro continente do mundo a receber esse certificado.

Referência:

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/oms-alerta-para-surto-de-sarampo-nas-americas-11-paises-ja-tem-casos-da-doenca.ghtml

Compartilhar
Publicado por
Renata Grota

Posts recentes

Aplicações estéticas e terapêuticas da toxina botulínica

A toxina botulínica é utilizada desde a década de 1970 e tem se tornado uma…

15 minutos atrás

Transplante de pulmão volta a ser realizado no Rio de Janeiro após 15 anos

Após um período de 15 anos, o estado do Rio de Janeiro voltou a realizar…

39 minutos atrás

Clampeamento tardio do cordão umbilical versus ordenha do cordão umbilical

Já é sabido que o clampeamento tardio do cordão umbilical facilita a transição fisiológica da…

2 horas atrás

Reflexões sobre saúde e sua relação com o avanço da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

A PNPIC considera diversos aspectos do indivíduo e o insere no centro da atenção, considerando…

3 horas atrás

Sedação prolongada em pacientes graves com Covid-19: como manejar?

A Covid-19 trouxe maior número de pacientes graves, com necessidade de ventilação mecânica, além de…

3 horas atrás

Migrânea: como identificar e tratar?

Resumo de um artigo recém-publicado na revista científica Nature sobre o diagnóstico e o manejo…

5 horas atrás