Causas não-IAM para a elevação de ST no eletrocardiograma – parte 2

Após abordarmos causas não patológicas de alterações no ST, discutiremos causas de elevação de ST associadas a condições orgânicas, porém não IAM. 

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Após abordarmos causas não patológicas de alterações no ST, neste artigo discutiremos outras causas de elevação de ST, agora associadas a condições orgânicas, porém não IAM.

angioplastia

Bloqueio de Ramo Esquerdo

Esta é uma das condições de mais difícil diagnóstico diferencial, devido à variabilidade do QRS no BRE, que pode estar elevado ou mesmo com infra secundária, simulando ou mascarando o ST isquêmico.

Quando a elevação de ST no BRE é concordante com a polaridade do QRS no ECG, a maior chance é de que se trate de um IAM.

Mais um detalhe a se atentar é que, em V1-V3, o QRS geralmente tem voltagem negativa, ou seja, um IAMCSST nesta topografia, de parede anterosseptal, não poderia então ser diagnosticado por concordância de QRS e ST. Nesta situação, o maior guia é a morfologia do ST: se convexo, as chances de estarmos diante de um IAM aumentam.

Pericardite Aguda

O ECG de pacientes com pericardite aguda apresenta elevação de ST em praticamente todas as derivações, sem respeitar território coronariano. Além disso, costuma apresentar o segmento PR discretamente com infra.

Hipercalemia

É uma das causas mais bem estabelecidas de elevação de ST não-IAM. Além desta alteração, pode vir acompanhada de outros estigmas típicos, como:

  • QRS alargado
  • Ondas T altas, pontiagudas, em forma de tenda
  • Ondas P ausentes ou de baixa amplitude

Síndrome de Brugada

Condição genética responsável por 40-60% dos casos de morte súbita por fibrilação ventricular idiopática. Uma mutação no canal sódio-cálcio causa alteração no potencial de ação do epicárdio ventricular direito, originando um gradiente de voltagem responsável pela elevação de ST e pelo trigger da FV.

Leia mais: Você sabe identificar a síndrome de brugada?

Em geral, se apresenta como padrão de bloqueio de ramo direito, completo ou incompleto, usualmente associado a elevação de ST principalmente em V1 e V2, com padrão de QRS como rSR’ e ST que começa a ser distinguido do topo da onda R’, com tendência descendente e terminando com onda T invertida.

Embolia Pulmonar

Pode contar com estigmas característicos em topografias distintas:

  • Derivações precordiais: inversão de onda T
  • Derivações anterosseptais + inferiores: inversão de onda T + elevação de ST Além disso,:
  • Padrão S1Q3T3
  • Bloqueio de ramo direito completo ou incompleto
  • Taquicardia sinusal

Cardioversão Elétrica

O segmento ST pode permanecer brevemente elevado após a CVE, sem repercussões hemodinâmicas ou alterações enzimáticas. Há uma relação de que o fenômeno é mais comum em pacientes com fração de ejeção reduzida em comparação com os que não apresentam elevação de ST, bem como menor taxa de sucesso na cardioversão completa e menor tendência a manter-se em ritmo sinusal.

Angina de Prinzmetal

Quando há oclusão coronariana decorrente de vasoespasmo, resultando em isquemia, ainda que breve, o segmento ST pode elevar-se. Esta é a condição tida por Angina de Prinzmetal. Em geral, o espasmo é resolvido brevemente, com retorno de ST à linha de base. Entretanto, caso o vasoespasmo persista, a evolução é para IAM.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades