CBMI 2018: como andam os resultados sobre extubação paliativa?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Na sessão de temas livres, no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2018), aconteceu uma apresentação com um tema delicado, que está em alta em cuidados paliativos: retirada do suporte avançado de vida na terceira idade. A palestra foi apresentada por Amaro Jose Peixoto, que representava um plano de saúde …

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na sessão de temas livres, no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2018), aconteceu uma apresentação com um tema delicado, que está em alta em cuidados paliativos: retirada do suporte avançado de vida na terceira idade. A palestra foi apresentada por Amaro Jose Peixoto, que representava um plano de saúde (Prevent Senior).

No início da apresentação, foi ressaltada a necessidade de se evitar a distanásia na Terapia Intensiva, na qual a dualidade entre a busca pela cura e o prolongamento do sofrimento está presente.

CBMI 2018
Imagem registrada durante a CBMI 2018.

No estudo, participaram 308 pacientes de diferentes hospitais paulistas, em que foi aplicada a extubacção paliativa. Na seleção dos pacientes, foi priorizado a aproximação da família e esclarecimento do quadro atual do enfermo, com discussões sobre a evolução da funcionalidade dos pacientes. Também foi ressaltada a importância do empoderamento do indivíduo e seus familiares na tomada de decisões.

Leia mais: ACP atualiza sua posição em relação à eutanásia

No protocolo de extubação, foi realizada avaliação por médicos, enfermeiros e psicólogos. Além de atendimento fisioterápico, com aspiração de vias aéreas e posicionamento adequado  do leito. Também eram feitas medicações como morfina, hidrocortisona e escopolamina.

Os seguintes resultados foram apontados:

  • Media de idade dos pacientes foi de 80 anos;
  • 72% destes eram do sexo feminino;
  • Tempo de sobrevida: 9% faleceram em ate 6h; 15,6% entre 6 e 24h; 45,5% entre 1 a 7 dias; 29,9% após 7 dias, sobrevida máxima foi de 109 dias;
  • 7,14% dos pacientes receberam alta hospitalar;
  • Local do óbito: 68,2% enfermaria; 24,7% UTI; restante na residência.

Com base nos dados, o autor estimula a prática de extubação paliativa, o resgate da dignidade do paciente, com vista à humanização dos serviços de saúde. Os convidados da mesa ressaltaram a importância de se considerar que a prática deve ser realizada criteriosamente, por profissionais especializados.

Confira mais publicações sobre a CBMI 2018:

*Artigo elaborado com colaboração de Caroline Mafra

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Retirada do suporte avançado de vida na terceira idade – Apresentação realizada no Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva 30/11/2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades