CDC atualiza orientação sobre Covid-19 e destaca transmissão aérea

Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA atualizaram a orientação sobre a Covid-19 e como ela se propaga. Saiba mais.

Na última sexta-feira, 7, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atualizaram a orientação sobre a Covid-19 e como ela se propaga. A atualização destaca que a transmissão pode ocorrer ao inalar gotículas respiratórias muito finas e partículas de aerossol, além do contato com gotículas pulverizadas ou tocando as mãos contaminadas na boca, nariz ou olhos.  

CDC atualiza orientação sobre a Covid-19

Nova orientação sobre a Covid-19

Além disso, os CDC também enfatizam que pessoas que estão a menos de dois metros de um indivíduo infectado têm maior probabilidade de também serem infectadas pelo novo coronavírus. Essa nova orientação sobre a Covid-19 é uma mudança da colocação anterior da agência, que dizia que a maioria das infecções foram adquiridas via contato próximo e não por transmissão pelo ar. 

Em 2020, enquanto a pandemia avançava de forma vertiginosa, infectologistas alertaram e criticaram por meses os CDC e a Organização Mundial da Saúde (OMS) por negligenciarem pesquisas que indicavam fortemente que o novo coronavírus era viaja em pequenas partículas no ar. Muitos cientistas aprovaram o fato dos CDC terem descartado o termo “contato próximo”, que era considerado como vago e não especificava as variações da transmissão nos aerossóis.

Leia também: Anvisa autoriza produção de insumo da vacina AstraZeneca pela Fiocruz

Recomendações de prevenção seguem as mesmas

Na atualização da orientação sobre a Covid-19, os CDC reforçaram a importância das recomendações de prevenção. Os cuidados destacados são os já conhecidos por toda a população mundial, como distanciamento social, usar máscaras, evitar lugares fechados com aglomerações, e certificar que os ambientes estejam sempre bem ventilados.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades