CDI em pacientes com insuficiência cardíaca sistólica não isquêmica

Estudo avaliou a eficácia do implante de cardiodesfibrilador em paciente com insuficiência cardíaca de etiologia não isquêmica.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O estudo DANISH foi publicado em setembro de 2016, na revista The New England Journal of Medicine. O estudo avaliou a eficácia do implante de cardiodesfibrilador em paciente com insuficiência cardíaca de etiologia não isquêmica, sintomáticos com fração de ejeção menor que 35%. 

Estudo randomizado e controlado, com 556 pacientes com insuficiência cardíaca sistólica sintomática (fração de ejeção do ventrículo esquerdo ≤ 35%) de causa não isquêmica foi designados para receber um CDI e 560 pacientes do grupo controle que foram designados para receber cuidados clínicos. Em ambos os grupos, 58% receberam terapia de ressincronização cardíaca e a maioria dos pacientes receberam doses alvo das medicações para insuficiência cardíaca, de acordo com as diretrizes. 

Os critérios de inclusão foram pacientes com insuficiência cardíaca sintomática NYHA ≥ II, IC de etiologia não isquêmica, FEVE ≤ 35 e NT-pro-BNP > 200 pg/ml aferidos após otimização com IECA e betabloqueadores.  Os critérios de exclusão foram, fibrilação atrial com FC basal maior que 100 bpm, doença renal crônica dialítica e IC de etiologia isquêmica. 

Desfecho primário foi morte por todas as causas e desfechos secundários foram morte súbita cardíaca e morte cardiovascular.  

Leia mais:  Novos biomarcadores na insuficiência cardíaca: um futuro promissor

Foi feito acompanhamento de 67,6 meses com desfecho primário ocorrendo em 120 pacientes ( 21,6%) no grupo do CDI e 131 pacientes (23,4%) do grupo controle. Morte súbita cardíaca ocorreu em 24 pacientes (4,3) no grupo do CDI e em 46 pacientes (8,2%) no grupo controle.

O implante de um CDI em pacientes com IC de causa não isquêmica não trouxe diferença em relação à sobrevida global. Entretanto, o risco de morte súbita reduziu pela metade nos pacientes com implante do dispositivo. Pacientes não isquêmicos com IC são menos propensos à morte por arritmia. Esse risco pode ser reduzido com tratamento medicamentoso e terapia de ressincronização cardíaca. 

Nesse estudo, pacientes com insuficiência cardíaca de causa não isquêmica, o implante profilático do CDI não foi associado com menores taxas de morte por quaisquer  causa do que o tratamento clínico usual. 

 

Referências: 

  • Køber L et al. Defibrillator Implantation in Patients with Nonischemic Systolic Heart Failure. N Engl J Med 2016;375:1221-30.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades