Leia mais:
Leia mais:
Dia Mundial da Pneumonia: o que precisamos saber?
Check-up Semanal: vacina da Pfizer no paciente com DRC, mnemônicos úteis no plantão e mais! [podcast
Superinfecção bacteriana em pacientes com pneumonia grave por Covid-19
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?
Check-up Semanal: tecnologia na saúde, predição de parto prematuro e mais! [podcast]

Ceftazidima + avibactam: nova opção de tratamento para pneumonia hospitalar

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou recentemente mais uma indicação de uso para a combinação ceftazidima + avibactam: tratar adultos com pneumonia bacteriana adquirida no hospital e pneumonia bacteriana associada ao ventilador. O antibiótico tem cobertura para bactérias Gram-negativas suscetíveis, incluindo Klebsiella pneumoniae, Enterobacter cloacae, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Haemophilus influenzae.

Comercializado como Avycaz, esta é a terceira indicação terapêutica para o medicamento. Foi aprovado pela primeira vez em fevereiro de 2015 nos EUA para o tratamento de pacientes adultos com infecções intra-abdominais complicadas, em combinação com metronidazol, e em 2017 para infecções complicadas do trato urinário, incluindo pielonefrite, causada por Bactérias Gram-negativas, incluindo certas Enterobacteriaceae e Pseudomonas aeruginosa.

A aprovação da indicação foi baseada nos resultados de um estudo de fase III envolvendo 870 adultos hospitalizados com pneumonia hospitalar e pneumonia associada à ventilação mecânica. Eles receberam Avycaz ou meropenem administrados por via intravenosa a cada 8 horas por 7 a 14 dias. O desfecho primário foi a taxa de mortalidade por todas as causas em 28 dias. Entre os pacientes tratados com Avycaz, a taxa de mortalidade foi de 9,6% em comparação com 8,3% no grupo meropenem. As reações adversas mais comuns foram diarreia e vômito.

Sobre a combinação ceftazidima + avibactam

O primeiro componente do Avycaz é a ceftazidima, uma cefalosporina de terceira geração com grande vantagem sobre os antibióticos comuns, pois possui ampla cobertura sobre as beta-lactamase de espectro estendido (ESBL).  O segundo componente, o avibactam, é um novo inibidor da beta-lactamase que adiciona um fator de proteção à ceftazidima. O avibactam inativa as beta-lactamases que acabariam por levar à degradação da ceftazidima, o que confere à ceftazidima um perfil de cobertura ESBL mais amplo. A Avycaz se diferencia por ser a primeira combinação de cefalosporina e beta-lactâmicos com atividade contra as carbapenemases.

Ceftazidima + avibactam pode ser nova opção para tratamento da tuberculose

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.