Ceftazidima + avibactam pode ser nova opção para tratamento da tuberculose

Existem atualmente muitos pacientes com tuberculose resistente a medicamentos, e o desenvolvimento de uma nova droga pode levar anos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Existem atualmente muitos pacientes com tuberculose resistente a medicamentos, e o desenvolvimento de uma nova droga pode levar anos. Pensando nisso, pesquisadores dos EUA e África do Sul testaram todos os antibióticos em uso atual e os examinaram para uso na doença. Os resultados foram publicados essa semana no Science Advances.

Nem a ceftazidima, nem o avibactam sozinhos demonstraram atividade bactericida, mas uma combinação dos dois foi altamente bactericida in vitro contra cepas de Mycobacterium tuberculosis (MTB), tanto em fase log de crescimento em caldo, quanto intracelularmente em monócitos derivados de humanos.

A atividade bactericida da combinação ceftazidima + avibactam foi maior do que a pirazinamida e a isoniazida.

Os efeitos bactericidas foram reproduzidos usando um modelo de sistema de fibra oca que replicou a farmacocinética do pulmão humano da ceftazidima + avibactam. Os isolados de MTB resistentes a essa combinação foram capazes de ser induzidos, e a sequenciação genômica relevou que as mutações de resistência envolvem principalmente os genes que codificam a proteína de ligação à penicilina PonA1, sugerindo que as drogas matam as cepas de MTB por interferência na remodelação da parede celular.

Outros estudos semelhantes mostraram que as concentrações intracelulares de ceftazidima e avibactam foram maiores do que as concentrações extracelulares.

Os pesquisadores conseguiram também identificar doses para uso clínico imediato como terapia para adultos e crianças pequenas. Leia o artigo na íntegra nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades