Cesariana: trocar as luvas antes do fechamento abdominal reduz em quase 50% a taxa de infecção da ferida operatória

A infecção de ferida operatória é umas das principais complicações na cesariana, a incidência média é de 6% com variação de 3 a 15%.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A infecção de ferida operatória é umas das principais complicações na cesariana, a incidência média é de 6% com variação de 3 a 15%. Com isso, temos aumento da morbidade materna, dos custos médico-hospitalares e da permanência hospitalar da puérpera.

Na ACOG 2017 (The American College of Obstetricians and Gynecologist Annual Meeting, 2017), foi apresentado um ensaio clínico randomizado que demostrou que a troca das luvas antes de iniciar o fechamento abdominal diminui a incidência de infecção e deiscência das feridas operatórias. A fisiopatologia é que as luvas da equipe cirúrgica são contaminadas por bactérias do trato genital inferior na manipulação uterina e depois propagam as bactérias no campo estéril.

Este estudo foi realizado por Dr.Buvana Reddy, de Woodbury, Universidade do Minnesota-Minneapolis, e apresentados na conferência deste ano. O presente estudo reuniu 553 mulheres que foram submetidas a uma cesariana eletiva no centro médico no período de 15 meses.

Veja também: ‘Redução do risco de infecção com profilaxia antibiótica em cesariana’

Dentro do grupo, em 236 pacientes foi realizada a mudança das luvas e 250 pacientes ficaram no grupo controle. As pacientes foram pareadas por dado demográficos, tempo cirúrgico e quantidade de perda sanguínea. Após análise estatística, 15 pacientes do grupo do estudo apresentaram infecção de ferida operatória, em comparação a 34 pacientes do grupo controle (p=0,008). Além disso, cinco pacientes do grupo de estudo apresentaram deiscência de ferida operatória em comparação a 14 pacientes do grupo controle (p=0,01). Ambos os dados com significância estatística.

O número necessário para alcançar o benefício da troca das luvas é de 14. E o custo adicional por procedimento foi de apenas 5 dólares. A preparação vaginal pré-operatório com uma solução anti-séptica não alterou os resultados do estudo.

Vale ressaltar que ainda não é uma conduta instituída nos hospitais, uma vez que estudos anteriores não demonstraram o mesmo resultado. Apenas um pequeno estudo semelhante em 2004 com 92 pacientes foi publicado no Journal of Reproductive Medicine concluiu que poderia diminuir o número de infecções de ferida pós-cesariana se toda a equipe cirúrgica trocasse a luva após a dequitação.

O presente estudo é maior e se concentra em uma pontuação da ferida operatória em vez de apenas avaliar a infecção de sítio cirúrgico, e o tempo de mudança de luvas foi no momento do fechamento abdominal. Logo, a longo prazo e com mais estudos pode vir a ser uma medida benéfica no combate a infecção de feridas operatórias na cesariana, diminuindo assim a morbidade materna e possibilitando internações de curta permanência.

Você é médico e tem vontade de ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.