Cessação do tabagismo: nova diretriz recomenda vareniclina como 1ª opção

A ATS publicou em julho de 2020 sua nova diretriz de tratamento farmacológico para cessação do tabagismo em adultos.

A American Thoracic Society (ATS) publicou em julho de 2020 sua nova diretriz de tratamento farmacológico para cessação do tabagismo em adultos. A publicação, que foi feita na American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, indica a vareniclina como opção número 1 de terapia. Confira abaixo as sete recomendações do novo guideline.

cessação do tabagismo

Nova diretriz para cessação do tabagismo

O tabagismo é uma das principais causas de mortalidade evitável no mundo. O consumo do tabaco atinge mais de um bilhão de pessoas no mundo, segundo a OMS, e é causa direta de 6 milhões de mortes anualmente, devendo atingir a marca de 10 milhões de mortes anuais em 2030.

Através de uma análise sistemática de evidências, a ATS estabeleceu sete novas diretrizes para o tratamento farmacológico do tabagismo em adultos. São elas:

1) Recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de adesivo de nicotina (recomendação forte).

2) Recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de bupropiona (recomendação forte).

3) Recomenda-se iniciar o tratamento com uso da vareniclina em conjunto com adesivo de nicotina em vez de apenas vareniclina.

4) Recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de cigarros eletrônicos.

5) Em tabagistas que não estão prontos para interromper o uso do tabaco, recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de esperar até que os pacientes estejam prontos (recomendação forte).

6) Para tabagistas com comorbidades psiquiátricas, incluindo transtorno por uso de substâncias, depressão, ansiedade, esquizofrenia e/ou transtorno bipolar, recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de adesivo de nicotina (recomendação forte).

7) Para tratar o paciente, recomenda-se o uso de terapia de duração prolongada de > 12 semanas em vez de terapia de duração padrão de 6 a 12 semanas (recomendação forte).

Leia também: Intervenções comportamentais funcionam para cessar o tabagismo?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

  • Leone FT, Zhang Y, Evers-Casey S, et al. Initiating Pharmacologic Treatment in Tobacco-Dependent Adults. An Official American Thoracic Society Clinical Practice Guideline. Am J Respir Crit Care Med. 2020;202(2):e5-e31. doi:10.1164/rccm.202005-1982ST

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags