Cessação do tabagismo: qual terapia é mais eficaz?

Medicamentos para cessação do tabagismo são rotineiramente utilizados na prática médica. Qual das terapias disponíveis é mais eficaz para o paciente?

Medicamentos para cessação do tabagismo são rotineiramente utilizados na prática médica. Mas qual das terapias disponíveis é mais eficaz e benéfica para o paciente? Foi o que avaliou um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Para responder essa questão, pesquisadores realizaram um ensaio clínico randomizado com 1.086 fumantes (média de idade 48, média de cigarros diários 17, média de tempo fumando 29 anos) para uma de três intervenções de 12 semanas:

  • Vareniclina (começando com 0,5 mg por dia, chegando a 1 mg duas vezes ao dia)
  • Adesivos de nicotina de 21 mg, com ajuste para 7 mg por 8 semanas
  • Adesivos de nicotina + cinco pastilhas de nicotina de 2 mg ou 4 mg diariamente dependendo do histórico de tabagismo

Foram oferecidas seis sessões de aconselhamento.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

As taxas de adesão foram de cerca de 45% para todas as intervenções na semana 8. Nas análises de intenção de tratamento, as taxas de abandono (avaliadas pelo auto-relato e confirmadas pelo monóxido de carbono exalado) foram semelhantes para todas as três intervenções: cerca de 35% na 4ª semana, cerca de 30% na 12ª, cerca de 25% na 26ª e cerca de 20% na 52ª.

A frequência geral de efeitos colaterais foi semelhante entre os grupos, mas insônia, sonolência e náusea foram mais comuns com vareniclina, e prurido e erupção cutânea foram mais comuns com nicotina.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que entre os adultos motivados a parar de fumar, 12 semanas de tratamento com adesivos de nicotina, vareniclina ou adesivos + pastilhas não produziram diferenças significativas nas taxas de abstinência. Esses achados levantam questões sobre a eficácia relativa das farmacoterapias intensas de fumar.

Referências:

  • Baker TB, Piper ME, Stein JH, Smith SS, Bolt DM, Fraser DL, Fiore MC. Effects of Nicotine Patch vs Varenicline vs Combination Nicotine Replacement Therapy on Smoking Cessation at 26 WeeksA Randomized Clinical Trial. JAMA. 2016;315(4):371-379. DOI:10.1001/jama.2015.19284

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags